Documentos da Google fornecidos durante o processo de investigação da Activision Blizzard pela Microsoft revelam as más decisões da Google que levaram ao encerramento do Stadia.
O Stadia era o serviço de streaming de jogos lançado pela Google, prometendo levar todo o tipo de jogos a todos os ecrãs. Conhecendo-se a tradição da Google de perder o interesse em projectos secundários, foi também um serviço em que a Google deu todo o tipo de garantias aos estúdios de que era um serviço para durar - lamentavelmente, e demonstrando que aquilo que uma empresa diz não pode ser levado a sério, o Stadia veio mesmo a encerrar.
Os documentos revelam que a Google fez apostas que vieram a ser fatídicas para a plataforma, começando pela decisão de apostar numa plataforma Linux que obrigava estúdios e developers a perderem tempo a adaptarem os seus jogos (maioritariamente desenvolvidos em Windows). Também, inocentemente e inexplicavelmente, parece ter subestimado o custo de desenvolvimento de novos jogos. A Google criou um estúdio de jogos que se dedicaria a criar jogos exclusivos para o Stadia, e só mais tarde percebeu os imensos custos de tais projectos, tendo acabado por encerrar o estúdio sem que tivesse concluído um único jogo - uma falha muito estranha, considerando que a Google tinha contratado veteranos da indústria dos jogos que saberiam muito esse tipo de coisas.
Tudo isso acabou por fazer com que o Stadia entrasse num espiral de morte, não conseguindo subscritores por não ter jogos "AAA" apelativos, e não conseguindo ter jogos "AAA" apelativos por não ter subscritores suficientes. O resto, como se diz, é história, e a Google terá ainda que lidar com as repercussões a longo prazo de que os seus serviços inovadores poderão ser meras experiências em que se torna arriscado apostar, pois é extremamente provável que venham a ser encerradas passado um par de anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário