2022/09/29

Google encerra Stadia

Apesar de todas as garantias e promessas, a Google junta o serviço de streaming de jogos Stadia à sua lista de serviços encerrados.

Depois de toda a incerteza e receios de que Stadia não fosse um serviço para durar - tendo em conta o historial da Google em encerrar serviços - chega agora a confirmação desses receios. A Google anunciou o encerramento do Stadia.

O Stadia continuará funcional até 18 de Janeiro de 2023, deixando de estar disponível a partir dessa data. A única parte positiva é que a Google se compromete a reembolsar tudo o que os jogadores tiverem gasto em hardware Stadia e jogos comprados via Stadia store; processo que diz que espera ter concluído ainda durante o mês de Janeiro.

Apesar das suas vantagens técnicas (que a Google refere que serão aproveitadas noutros serviços), o Stadia tinha como grande inconveniente o facto de exigir que os jogadores comprassem o jogo especificamente para esta plataforma, mesmo que já o tivessem para PC, Xbox ou PS4. Uma fórmula muito menos atractiva do que a da MS, que permite que o mesmo jogo jogado na Xbox possa ser jogado no PC ou acedido via streaming com o Xbox Cloud Gaming (xCloud).

O que é certo é que, com mais este encerramento, a Google dá razão a quem desde cedo duvidava da longevidade deste serviço, e fará levantar mais dúvidas sobre futuros serviços que venha a lançar.

3 comentários:

  1. Uma pena mas começaram mal: desde o momento em que tinha que comprar o jogo e pagar a mensalidade estragaram tudo; era o mesmo que antes a Amazon Video, tinha que alugar ou comprar quase tudo, por isso ninguém usava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tinhas de pagar subscrição se quisesses jogar em 4K. Fora isso só tinhas de pagar pelos jogos.

      Eliminar