As prometidas comunicações directas entre smartphones e satélites da rede Starlink, que deveriam começar ainda este ano, foram adiadas para 2024.
Apesar de ter a maior constelação de satelites do momento, a SpaceX está a sofrer com os atrasos da Starship. Depois das comunicações satélite usando os seus próprios terminais, o próximo passo - que será mais revolucionário - consiste em proporcionar comunicações satélite directamente com smartphones 5G no solo, sem necessidade de qualquer hardware adicional. É algo que a Starlink disse que iria efectuar com a T-Mobile ainda este ano, mas que agora fica adiado para o próximo ano enquanto vão tratando de alguns pormenores técnicos.
Parte do problema é que para efectuar estas comunicações a SpaceX terá que lançar uma nova geração de satélites actualizados, de maior dimensão, que necessitarão de ser lançados usando a sua Starship. Mas, com a Starship ainda em terra e sem data concreta para fazer nova tentativa de chegar ao espaço, todos esses planos ficam em pausa.
A solução de recurso passa por uma solução intermédia, ao estilo do serviço que a Apple disponibiliza nos seus iPhones, de permitir comunicações apenas via mensagens de texto; até que os satélites que permitam efectuar telefonemas possam ser lançados.
Refira-se que a SpaceX não é a unica empresa a prometer este serviço. Recentemente a Vodafone e a Vodafone e a AST SpaceMobile efectuaram a primeira chamada de voz 5G através de satélite usando um smartphone convencional, através do satélite de teste BlueWalker 3 - depois de em Junho ter efectuado a primeira chamada 4G via satélite. A AST SpaceMobile espera lançar cinco satélites BlueBird no início de 2024, para dar início às operações comerciais.
Sem comentários:
Enviar um comentário