O site iFixit espreitou bem de perto o material das capas FineWoven da Apple, e como reagem aos riscos e a diferentes tipos de sujidade.
Para acompanhar os iPhone 15 a Apple lançou novas capas de protecção FineWoven, um material sintético que vem substituir as capas em couro, para promover produtos mais sustentáveis.
As capas estão a ter um início de vida complicado, com queixas de que ficam marcadas com facilidade, e infelizmente a análise do iFixit vem comprovar isso mesmo.
Vistas sob o microscópio, o material FineWoven é composto por microfibras enroladas sobre si mesmas, criando um padrão entrelaçado. Para se ficar com uma melhor ideia da escala, na imagem inicial o risco preto que se vê é um cabelo.
O material em si não é inovador, já que se pode encontrar material idêntico em diversos casacos que também usam materiais reciclados nos seus tecidos.
O maior problema é que os testes feitos confirmam os relatos que estão a circular, de que este material fica facilmente "riscado" de forma permanente por coisas como chaves ou unhas e, para piorar, também pode ficar manchado permanentemente por gorduras, o que não faz antever um aspecto agradável para estas capas ao fim de algumas semanas ou meses de uso.
Se houver reclamações suficientes, talvez a Apple crie uma segunda geração destas capas que tenha um tratamento oleofóbico para tentar repelir gordura e sujidade (e também água, já que de momento estas capas não são à prova de água) - mas até lá, quem optar por investir nelas, deverá saber naquilo que se está a meter.
Actualização: Demorou sete meses, mas a Apple parece ter desistido totalmente do material FineWoven.
Sem comentários:
Enviar um comentário