O Android 15 vai ter novo sistema que promete proteger a localização dos utilizadores dos operadores de telecomunicações - mas que está condenado a falhar.
Há muito que o Android permite que os utilizadores escolham se as apps podem ter, ou não, acesso à sua localização; e também se é localização de alta-precisão ou apenas aproximada (embora algumas apps abusem disso exigindo a localização de alta-precisão). No entanto, isso é algo que não se aplica aos operadores de telecomunicações.
No próximo Android 15 a Google vai permitir esconder a localização dos próprios operadores de telecomunicações, excepto no caso dos telefonemas de emergência, em que essa localização continuará a ser disponibilizada.
A ideia é boa, mas afecta apenas a localização que é comunicada internamente pelo protocolo de comunicações móveis. Ou seja, apesar de não "voluntariar" a localização do utilizador, não impede que os operadores continuem a saber a localização aproximada do dispositivo através da triangulação das torres celulares (como sempre aconteceu desde o início das comunicações móveis). Quer isto dizer que, na prática, não se conseguirá esconder a localização do utilizador dos operadores, apenas se passará de uma localização de alta-precisão para uma localização aproximada.
Mas porque é que os operadores (sendo um canal de comunicação) tinham acesso à localização precisa (sinal de GPS) de cada terminal?
ResponderEliminar