2024/03/30

IEEE proíbe imagem Lenna nas suas publicações

Após décadas, o uso da imagem Lenna parece ter chegado ao fim.

Pegue-se em qualquer livro sobre processamento de imagem das últimas décadas, e será praticamente inevitável que lá pelo meio surja a imagem "Lenna" que mostra uma modelo (Lena Forsén). Apesar de ser uma imagem que não aparenta ter nada de mal, a sua origem está envolta em polémica.

A imagem foi originalmente retirada da edição de Dezembro de 1972 da revista Playboy, sem qualquer autorização, tendo sido utilizada para uma conferência sobre processamento digital. E desde aí foi-se espalhando e utilizada como exemplo em muitos outros estudos e algoritmos de processamento de imagem. A Playboy, que poderia ter imposto a sua remoção ao abrigo das leis de direito de autor, também optou por deixar o caso andar - e mesmo a própria modelo, durante muito tempo, achou que era uma situação "engraçada", tendo até aparecido numa conferência em 1997 para dar autógrafos. Mas, mais recentemente, a modelo mudou de ideias e diz que, tal como os seus anos de modelo terminaram há muito, também está na hora da sua imagem se retirar dos círculos académicos.
Depois da Nature já ter proibído as submissões com esta imagem em 2018, é agora a vez da IEEE Computer Society proibir o uso da Lenna a partir de 1 de Abril de 2024. E sendo o local histórico para muitas das publicações referentes a processamento de imagem, poderá considerar-se que marca o "ponto final" na era Lenna.

Sem comentários:

Enviar um comentário