No passado já vimos a Tesla ser acusada de acelerações fantasma, mas que na verdade se devem invariavelmente a erros do condutor, pressionando o pedal do acelerador quando pensam que estão a carregar no pedal de travão, e com a rápida resposta dos eléctricos a tornar isso numa experiência problemática. Mas desta vez, o caso é diferente.
Embora a Tesla, tal como os demais fabricantes de automóveis, contem com múltiplos sistemas de segurança para assegurar que o pedal de acelerador (que é electrónico mesmo nos automóveis a combustão) não dá leituras erradas, isso em nada ajuda este potencial problema do Cybertruck. Aqui, é a capa do pedal do acelerador que se pode separar e deixar o pedal encravado em aceleração.
Cybertruck has a SERIOUS ⚠️ design flaw all owner need to check ASAP causing unintended acceleration 😱 due to the cheap design of the accelerator pedal (no fasteners 🔩), the cover may separate and get stuck behind the trim, which had potentially lead to several accidents. This… pic.twitter.com/fWRHaMimS8
— 🛞Garage Klub (@garageklub) April 14, 2024
Uma vez que não se trata de qualquer problema de leitura digital - o pedal fica mesmo na posição de acelerar - a situação não é considerada um "erro", e o carro acelera velozmente. Há vários relatos de acidentes de Cybertrucks que poderão ter ocorrido devido a este motivo (ou por aceleração indesejada do condutor). O que é certo, é que não se esperaria que uma empresa como a Tesla lançasse um veículo no mercado com um acelerador com peças que se podem soltar e causar acidentes.
Actualização: A Tesla já reconheceu o problema e vai fazer uma recolha de todos os Cybertrucks já vendidos para corrigir a situação.
Sem comentários:
Enviar um comentário