Sabendo-se que os browsers são, tradicionalmente, um dos maiores gastadores de memória em qualquer computador - em especial para quem tem por hábito manter dezenas (ou centenas) de tabs abertas - a MS está a preparar uma opção curiosa para o Edge.
Depois de todas as opções de optimização de memória com a suspensão de tabs não utilizadas, a MS está a testar uma opção mais drástica que permite definir exactamente a quantidade máxima de memória RAM que o Edge pode utilizar, de 1 GB a 16 GB. Este limite pode ser aplicado de forma permanente ou apenas quando se está a jogar (situação em que será mais vantajoso ter o máximo de memória RAM disponível).
Como seria de esperar, a MS avisa que no caso de definirem um limite reduzido poderá afectar o desempenho do browser.A new section on the Settings page could let you control how much RAM Edge can use, you can also choose whether this control is activated only when you are playing a game or always:https://t.co/YiCu5igL0U pic.twitter.com/pE29PI6FfR
— Leopeva64 (@Leopeva64) March 27, 2024
Idealmente, num sistema operativo perfeito, este tipo de coisa deveria ser gerido automaticamente pelo sistema sem preocupar o utilizador com opções deste tipo. Mas, não havendo sistemas operativos perfeitos, os utilizadores avançados certamente apreciarão este tipo de opções, que possibilitarão manter o browser aberto, até durante jogos mais intensivos, sabendo que não estará a açambarcar recursos excessivos; e assim evitando a táctica tradicional de encerrar o browser quando se quer jogar algo.
Espero que a Mozilla siga caminho semelhante.
ResponderEliminar