Depois de ter sido lançado para Mac em 2022, o browser Arc fica finalmente disponível para o Windows.
O Arc é um browser da The Browser Company, que conta com alguns veteranos da indústria (incluindo Darin Fisher, um programador que trabalhou na criação do Netscape Navigator, no Firefox, e que passou mais de uma década a trabalhar no Chrome e Chrome OS) e que quer revolucionar os browsers.
É uma ambição que parece megalómana tendo em conta os poderes instituídos, mas temos que ter em conta que em tempos também parecia uma batalha impossível destronar o Internet Explorer. De um ponto de vista técnico há algumas curiosidades neste Arc para Windows, já que a empresa optou por o desenvolver em Swift, linguagem de programação "fácil" criada pela Apple, e cujo processo foi partilhando para auxiliar outros developers que queiram trazer as suas apps Swift para Windows.
O Arc para Windows mantém os pontos essenciais do browser, com a sua barra lateral com as páginas favoritas, Spaces (conjuntos de tabs), múltiplos perfis, split view, e video player picture-in-picture (que por esta altura deveria ser obrigatório em todos os browsers).
Nas funcionalidades ausentes por agora temos coisas como o Little Arc, um mini browser para ver rapidamente um link. Mas, a versão Windows também suporta o Arc Sync para sincronizar os favoritos e Spaces entre diferentes dispositivos (incluindo entre Macs e Windows), assim como o Peek, que deixa ver um preview dos sites favoritos na sidebar sem ter que clicar neles.
A The Browser Company não esclareceu se a versão para Windows também tem as funcionalidades AI de resumo de sites, nomes automáticos dos downloads, etc. Mas é de esperar que, se estiverem em falta, deverão ser adicionados numa actualização futura.
o 👏 browser 👏 é 👏 demasiado 👏 importante 👏 para 👏 ser 👏 closedsource
ResponderEliminaro browser quer-se opensource.
e não outra skin do chromium.
por uma internet aberta,
firefox é o caminho!