O Astribot S1 passa a ser a nova referência a nível de destreza, conseguindo fazer inúmeras tarefas domésticas que tradicionalmente são extremamente complicadas para os robots.
Apesar de há mais de um século se sonhar com robots que possam fazer as lides domésticas, a verdade é que os robots continuam a ter enormes dificuldades para replicar toda a amplitude de movimentos humanos de manipulação de objectos. Quando vemos demonstrações disso, normalmente são coisas feitas a passo de caracol, ou com vídeos acelerados, mas podemos estar prestes a entrar numa nova era em que isso deixa de acontecer.
O Astribot S1 parece ter capacidades bastante humanas a nível de destreza e velocidade, e que surpreendem ainda mais por ser dito que tudo está a ser feito de forma autónoma e sem qualquer controlo remoto. O vídeo demonstra coisas como dobrar t-shirts, abrir garrafas (com rolha e com carica), aspirar, descascar vegetais, e muito mais. Nalgumas coisas o robot é tão veloz que até temos direito a ver repetições a velocidade reduzida.
Se a combinação dos robots com os modelos AI começar a evoluir ao ritmo que a tecnologia AI tem tido, iremos ver coisas bastante interessantes nos próximos anos.
Desteridade ficou esquecida no título
ResponderEliminar