O caso das fotos eliminadas que reapareceram com o iOS 17.5 torna-se ainda mais intrigante, fazendo surgir essas fotos em iPhones e iPads já vendidos a outras pessoas.
Com o lançamento do iOS 17.5 começaram a surgir estranhos relatos, de que fotografias eliminadas há anos voltavam a surgir na galeria de fotos. Se isso já era suficientemente preocupante, levantando questões sobre como é que a Apple ainda teria, algures, guardado essas fotos supostamente eliminadas, durante anos - agora a coisa torna-se exponencialmente pior.
Se ver as fotos ressurgirem na própria conta poderia fazer suspeitar de algum qualquer bug na iCloud, que não tivesse eliminado devidamente as fotos e as estivesse a sincronizar novamente; torna-se muito mais difícil explicar como é que as fotos eliminadas estejam também a ressurgir em dispositivos que foram completamente apagados e vendidos, com os novos donos, com contas Apple totalmente distintas, a verem surgir as fotos eliminadas dos antigos donos!
Já foram avançadas explicações de que tal se deveria às fotos terem ficado na memória flash dos dispositivos, e estariam de algum modo a serem recuperadas ao estilo dos processos de recuperação de fotos de cartões de memória apagados, mas isso não será credível considerando que a Apple usa o armazenamento encriptado, e um novo utilizador com uma conta diferente, nunca deveria conseguir a essa informação.
Há enorme curiosidade (e preocupação) para saber o que a Apple irá dizer sobre estas acusações, sendo que não se pode esquecer que - tendo em conta o reduzido número de relatos - possa não haver qualquer problema real e ser apenas algo causado por erro dos próprios utilizadores.
Actualização: o acusador deste último incidente apagou a publicação no Reddit sem qualquer explicação adicional, levantando sérias dúvidas sobre a sua credibilidade.
Actualização 2: A Apple corrigiu o bug das fotos com o iOS 17.5.1 dizendo que é um "raro caso" de base de dados corrompida.
Sem comentários:
Enviar um comentário