2024/05/21

Apple corrige fotos zombie com iOS 17.5.1

A Apple lançou o iOS 17.5.1 e iPadOS 17.5.1, no qual casualmente refere ter corrigido o bug das fotos eliminadas reaparecidas após anos.

Nos últimos dias surgiram relatos perturbadores, de utilizadores com iPhones e iPads que, após fazerem a actualização para o iOS 17.5, descobriram fotos que tinham eliminado há anos. Houve até relatos de que isso também acontecia em iPhones e iPads entretanto vendidos e usados por outras pessoas, embora isso não tenha sido devidamente comprovado. Agora, a Apple, tenta fazer com que isso não seja nada de especial...

A Apple apressou-se a lançar o iOS 17.5.1 e iPadOS 17.5.1, que demonstra que tem estado atenta a estes relatos, onde refere:
"This update provides important bug fixes and addresses a rare issue where photos that experienced database corruption could reappear in the Photos library even if they were deleted."
Ou seja, a Apple atribui este regresso das fotos eliminadas a um raro caso de corrupção da base de dados. Uma explicação que é tecnicamente plausível e viável, mas que acaba por dar qualquer tipo de garantia ou segurança aos utilizadores, que podem muito começar a interrogar-se: se existe um bug que pode fazer com que fotos expressamente eliminadas continuem a existir e a poder ser recuperadas após anos, que outros tipos de bugs poderão existir relativamente a tudo o resto? Afinal, se a Apple não consegue garantir que uma foto eliminada é efectivamente eliminada...

Há também relatos de que este tipo de coisas não se limita às fotos, afectando também mensagens de voz e outras coisas. Talvez à medida que mais coisas reapareçam após vários anos, a Apple apresente uma explicação mais "humana" que tente recuperar a confiança dos seus utilizadores.

Actualização: A Apple deu mais alguns esclarecimentos quanto a este caso das fotos zombie.

3 comentários:

  1. Se há coisa que é valiosa para as multinacionais tecnológicas, essa coisa é a carrada de dados pessoais que andamos a despejar nos seus servidores.

    Esses dados servirão (entre outras coisas) para que essas empresas possam treinar (ainda) melhor os seus modelos de inteligência artificial.

    Logo, manter fotos (entre outros ficheiros) dos utilizadores à disposição dos equipamentos de treinamento de inteligência artificial, é, sem dúvida alguma o melhor que eles podem fazer (para efeito de históricos / comparativos / conclusivos / etc.).

    Tenho mesmo pena de observar o que se anda a passar no mundo da tecnologia da informação.

    ResponderEliminar
  2. Caiu a máscara. Apagar uma foto no iPhone ou no iCloud não invalida que ela não vá parar a outro servidor qualquer da Apple.

    ResponderEliminar
  3. Se fosse outra empresa qualquer tava completamente lixada... Como é a Apple, vai passar sem acontecer nada. Completamente ridículo.

    ResponderEliminar