A Apple apresentou novas opções de acessibilidade que chegarão com o iOS 18, incluindo eye tracking, música com vibração, atalhos por voz e sistema anti-enjoo para usar nos carros.
Contrastando com a opção da Google de atirar o seu sistema de movimento através da cabeça para a comunidade open-source, a Apple complementa o seu já vasto conjunto de opções de acessibilidade com novas capacidades.
Com a chegada do iOS 18 daqui a uns meses, será possível controlar um iPhone ou iPad através do olhar com a funcionalidade de eye tracking sem necessidade de hardware adicional. Também se tornará mais fácil controlar o iPhone através da voz com os Vocal Shortcuts, permitindo criar atalhos de voz com palavras à escolha do utilizador sem necessidade de recorrer à Siri. E Para quem não pode desfrutar da capacidade de ouvir música, temos o Music Haptics, que complementa a música com vibrações.
Temos também um curioso sistema "Vehicle Motion Cues" que promete reduzir a sensação de enjoo nos carros enquanto se usa um smartphone ou tablet, que aplica pontos no ecrã que se movimentam de acordo com o movimento do veículo, criando uma referência visual que reduzirá o efeito indesejado.
Há outras opções de acessibilidade para as plataformas vizinhas: o Car Play recebe controlo de voz, filtros de cor para daltónicos, e reconhecimento de som que alerta condutores com limitações auditivas para buzinas e sirenes; e para o visionOS a Apple disponibilizará legendas em tempo real durante chamadas FaceTime.
Sem comentários:
Enviar um comentário