2024/05/16

Notícias do dia

Bug no iOS 17.5 faz reaparecer fotos eliminadas há anos; Google Sheets ganha criação automática de tabelas; iPad Pro OLED resiste à dobragem melhor que o modelo anterior; robot humanóide Unitree G1 não hesita nos movimentos; RealVNC termina plano Home e esconde plano gratuito Lite; ChatGPT 4o resolve mistério de caixote de lixo desaparecido.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um rato Mars Gaming MMRW.

Tesla enfrenta processo por promessas enganadoras do FSD

A Tesla vai ter mesmo que enfrentar os tribunais e o processo que acusa a empresa de ter defraudado os clientes com promessas enganadoras quanto às capacidades do modo FSD (Full Self Driving).

Já tinhamos falado deste caso recentemente, e que chega numa altura caricata, considerando que as suas versões mais recentes do FSD representam uma evolução gigante face a tudo o que foi feito nos últimos anos, e que a Tesla até está a pensar em remover a necessidade de ir colocando a mão no volante (até se fala da possibilidade do sistema ser disponibilizado na Europa). Depois de tantos anos de espera, seria realmente irónico a Tesla pagar pelo atraso numa altura em que finalmente está prestes a cumprir com o prometido.


Microsoft apresenta Proteus Controller

A Microsoft apresentou o Proteus Controller, um gamepad modular de 299 dólares para jogadores Xbox com deficiências. Desenvolvido pela ByoWave para a Xbox, este controlador sem fios é composto por pequenos cubos com painéis frontais intercambiáveis, incluindo botões, d-pad e sticks analógicos. Estas peças podem ser encaixadas de diferentes formas e permitem criar mais de 100 configurações diferentes, facilitando a vida a jogadores que usam apenas uma mão e que tenham limitações motoras. Também é possível configurar os botões através da app, para que se ajustem perfeitamente a cada pessoa.
O Proteus Controller será lançado ainda este ano e funciona com Xbox Series X/S, Xbox One e Windows 10/11, estando disponível para pré-encomenda por 255 dólares no site da ByoWave. O kit inclui um cabo de carregamento USB-C, dongle Bluetooth, pegas para um gamepad tradicional e dois grandes periféricos de um botão. A Microsoft também está a atualizar o seu Xbox Adaptive Controller de 99,99 dólares, lançado em 2018, para suportar mais acessórios. A nova atualização de firmware permitirá que cada porta USB suporte até 12 botões, um segundo stick e um hat switch, com lançamento público previsto para os próximos meses.


UE investiga Facebook e Instagram por causa dos menores

A União Europeia lançou uma investigação formal sobre o Facebook e o Instagram devido a preocupações com a protecção de menores. Isto segue-se a numerosos pedidos de informação à Meta, empresa-mãe das redes sociais, ao abrigo da Lei dos Serviços Digitais (DSA) que entrou em vigor em Agosto passado. A investigação concede à UE poderes adicionais, como a realização de inspecções nos escritórios e a aplicação de medidas provisórias, com eventuais multas por infracções que podem chegar a 6% do volume de negócios global da Meta.

A UE está particularmente preocupada com os designs viciantes das plataformas e o "efeito de buraco de coelho" (rabbit hole) onde os algoritmos incentivam os menores a visualizar mais conteúdos semelhantes, de forma continuada. As preocupações incluem conteúdos que podem promover depressão ou imagens corporais pouco saudáveis. Além disso, os responsáveis suspeitam que os métodos de verificação de idade da Meta podem ser demasiado fáceis de contornar para as crianças.


Samsung replica anúncio polémico Crush da Apple


O anúncio Crush da Apple deu que falar por todos os motivos negativos, ao ponto de ter levado a Apple a emitir um pedido de desculpas público, e a Samsung viu nisso uma oportunidade.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A SEGA foi criada em 1960 no Japão, mas as suas origens são norte-americanas, criada por oficiais que faziam a importação de slot-machines, máquinas de flippers, e outras, dos EUA para o Japão após a 2ª Guerra Mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário