2024/05/03

Notícias do dia

Tesla abranda expansão dos Superchargers e Gigacasting; BASIC faz 60 anos; Zeekr Mix estreia plataforma SEA-M; quanto tempo demora a crackar uma password em 2024; Cybertruck envia 25 GB de dados por semana para a Tesla; e Google e Apple aproveitam Passkeys para "prender" utilizadores.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED RGB para TV.

Apple dispensa taxa para apps gratuitas

A Apple continua a usar a táctica de fazer coisas abusivas para depois ir fazendo algumas concessões, esperando ficar aquém das exigências europeias. Perante as críticas da ridícula taxa abusiva que a Apple quer cobrar nas apps distribuídas em app stores alternativas, que podiam fazer com que até apps gratuitas pagassem milhões de euros por ano, a Apple oferece agora uma excepção para que as apps não paguem essa taxa.

No entanto, para ficarem isentas, as apps não podem ter qualquer tipo de monetização ou rendimento, incluindo rendimentos conseguidos através da apresentação de publicidade.
Resta esperar que os reguladores europeus não desistam das exigências até que as apps iOS distribuídas fora da App Store fiquem totalmente livres de qualquer obrigação ou exigência para com a Apple. Sendo que a Apple também já anunciou que não irá disputar a exigência europeia do iPad ser abrangido pelo DMA e ter que oferecer app stores alternativas (inicialmente a Apple argumentou que o iPad não fazia parte do ecossistema iOS e não devia ser abrangido).


Android 14 melhora ALT+TAB nos tablets

Quem utilizar um tablet Android com teclado vai ter direito a uma pequena melhoria no multitasking quando usa a combinação de teclas ALT+TAB.

Enquanto no Android 13 a combinação de teclas apenas fazia surgir a lista de apps recentes, no Android 14 isso passa a dar acesso a uma barra no topo do ecrã com uma lista das apps recentes pelas quais se pode ir circulando, ao estilo do que acontece nos sistemas operativos desktop.



Google reclama de exigências excessivas da Epic

Tendo conseguido uma vitória nos tribunais contra a Google (mas não contra a Apple), a Epic fez um lista de exigências que a Google considera serem excessivas e irém além daquilo que o caso de tribunal abrangia.

Não é só a Apple a proteger com unhas e dentes as comissões cobradas na sua store, com a Google a usar tácticas idênticas. Mas, com a vitória nos tribunais, a Epic aproveitou para pedir tudo aquilo que lhe convém, passando pela remoção de comissões, apresentação de preços mais reduzidos em sistemas de pagamentos alternativos, possibilidade de disponibilizar a sua própria store através da Play Store, e até coisas como ter acesso à lista de apps que os utilizadores têm instaladas, com a justificação de assim poderia fazer a actualização dessas apps através da sua loja.

É bem provável que a Epic esteja a fazer algo ao estilo da Apple (acima), em que faça exigências em demasia, para que depois possa obter poder negocial e ceder nalguns pontos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os satélites Starlink têm uma potência de transmissão de 4.89 MW. No entanto, a sua distância e atenuação da atmosfera faz com que o sinal que chega à superfície terrestre tenha uma potência equivalente à das redes de telemóveis convencionais.

2 comentários:

  1. Depois ainda temos cromos "ai quem quer um sistema mais aberto que vá para android"

    Bem haja à uniao europeia

    ResponderEliminar