Nos EUA a Tesla acabou com o Model Y mais económico, o Model Y RWD Standard Range, passando a disponibilizar apenas o Model Y RWD Long Range, mas a par desta alteração revelou também que os Model Y "standard range" mais recentes têm afinal uma autonomia superior à que é anunciada, e que poderá ser desbloqueada através do pagamento de um valor entre 1500 a 2000 dólares.
Foi o próprio Elon Musk que anunciou esta informação, dizendo que esses modelos poderão ter entre 60 a 100 km de autonomia adicional.
Obviamente, as opiniões dividem-se, entre os que acham que isto é um abuso por parte da Tesla, e os que valorizam poder ampliar a autonomia do seu Model Y se assim o desejarem.The “260 mile” range Model Y’s built over the past several months actually have more range that can be unlocked for $1500 to $2000 (gains 40 to 60 miles of range), depending on which battery cells you have.
— Elon Musk (@elonmusk) May 4, 2024
Working through regulatory approvals to enable this. pic.twitter.com/6d5Ntekk01
Refira-se que não é a primeira vez que a Tesla limita a autonomia por software, vendendo os carros com capacidade superior (e até desbloqueando essa autonomia extra temporariamente de forma gratuita em caso de eventos meteorológicos extremos). De forma idêntica, também todos os Tesla têm o hardware que possibilita o modo FSD, mesmo que os clientes nunca venham a pagar por essa opção. E há que lembrar que isto não é exclusivo da Tesla, não faltando outros fabricantes de automóveis que cobram por "extras" que são meros bloqueios de software às capacidades que o carro tem (das acelerações à viragem das rodas).
Sem comentários:
Enviar um comentário