Tradicionalmente, os modelos AI vivem "fechados" num ambiente isolado, sabendo apenas aquilo que aprenderam durante o seu (demorado e dispendioso) processo de treino. A Anthropic quer facilitar a integração dos modelos com todo o tipo de serviços externos, e para isso criou o MCP (Model Context Protocol) que elimina a necessidade de criar código personalizado para cada integração, oferecendo uma solução mais eficiente e versátil.
Enquanto a OpenAI apresentou recentemente a funcionalidade "Work with Apps" para ligar o ChatGPT a apps de programação específicas, o MCP da Anthropic vai mais longe. Este protocolo é compatível com qualquer sistema de AI ou fonte de dados, permitindo aos developers ligar os seus modelos AI a fontes de informação de forma simples e eficaz.
Here's a quick demo using the Claude desktop app, where we've configured MCP:
— Alex Albert (@alexalbert__) November 25, 2024
Watch Claude connect directly to GitHub, create a new repo, and make a PR through a simple MCP integration.
Once MCP was set up in Claude desktop, building this integration took less than an hour. pic.twitter.com/xseX89Z2PD
Plataformas como Replit, Codeium e Sourcegraph já estão a usar o MCP para melhorar as capacidades dos seus agentes AI. Estas ferramentas agora permitem que sistemas AI realizem tarefas mais complexas, simplificando o trabalho de empresas e programadores. Segundo a Anthropic, o MCP elimina integrações fragmentadas e substitui-as por uma arquitectura mais sustentável. Num dos exemplos, mostra como o Claude, usando MCP, pode ligar-se ao GitHub e criar um novo projecto.At its core, MCP follows a client-server architecture where multiple services can connect to any compatible client.
— Alex Albert (@alexalbert__) November 25, 2024
Clients are applications like Claude Desktop, IDEs, or AI tools. Servers are light adapters that expose data sources. pic.twitter.com/KJ6OkkWR1p
Agora, só o tempo irá dizer se o MCP se tornará num futuro standard de interacção dos modelos AI com serviços externos, ou se cada empresa AI irá insistir em criar as suas próprias soluções proprietárias e diferenciadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário