2024/11/27

Gemini já pode controlar Spotify

O assistente AI Google Gemini acaba de receber a extensão Spotify, que permite controlar a app de música através de comandos de voz ou texto.

Esta extensão é mais um exemplo da evolução do Gemini, que tem recebido várias melhorias no seu processo de substituir o velho Google Assistant. Tal como as extensões de browser, estas adicionam novas funcionalidades ao assistente, com a extensão Spotify a ser a primeira de várias outras extensões que foram anunciadas (WhatsApp, Phone, Messages, e Utilities). Depois de activada esta extensão, os utilizadores podem reproduzir músicas, encontrar playlists ou pesquisar faixas por letras. No entanto, para tirar partido de todas as funcionalidades, será necessário autorizar o acesso da Google à conta Spotify, sendo que algumas opções, como tocar músicas específicas, necessitam de uma subscrição Premium do Spotify.

A configuração é simples, mas os utilizadores Android devem prestar atenção: se tiverem várias apps de música ligadas através de extensões, será necessário definir o Spotify como opção principal.
O maior problema é que, mais uma vez - e ao estilo do que acontecia com os comandos diferenciados do Google Assistant consoante se acedesse ao mesmo através do computador, smartphone, Google Home, ou outro dispositivo - a Google volta a cometer este mesmo erro. O acesso ao Spotify fica disponível apenas quando se usa a app Gemini através da sua app principal (e em inglês), não funcionando com o Gemini através do browser, ou na app iOS, ou no Gemini integrado nas Messages. Algo que poderá causar o mesmo tipo de frustrações que se tinha no Google Assistant.

Com o lançamento da extensão do Spotify já em curso, ficamos a aguardar as restantes funcionalidades que irão chegar com as outras extensões anunciadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário