A NASA uniu-se à Microsoft para criar o Earth Copilot, um chatbot AI concebido para tornar mais simples o acesso à vasta base de dados geoespaciais da agência.
O Earth Copilot pode responder a perguntas sobre a Terra, compilando informação científica complexa e apresentando-a em formatos de fácil compreensão e interpretação. Perguntas como "Qual foi o impacto do furacão Ian em Sanibel Island?" ou "Como a pandemia de COVID-19 afectou a qualidade do ar nos EUA?" podem ser respondidas em segundos, contendo informação textual e visual, georeferenciada.
Com o lançamento do Earth Copilot, a NASA pretende facilitar o acesso aos seus dados científicos. Actualmente, compreender estas informações requer competências técnicas em análise geoespacial e domínio de formatos de dados avançados. O recurso a tecnologia AI pode simplificar este processo, reduzindo drasticamente o tempo necessário para obter respostas.
Por enquanto, o Earth Copilot está disponível apenas para cientistas e investigadores da NASA, que estão a avaliar o seu desempenho. A agência também considera integrar a ferramenta na sua plataforma VEDA (Visualização, Exploração e Análise de Dados), que já disponibiliza parte dos seus dados ao público.
Sem comentários:
Enviar um comentário