2024/11/26

Elon Musk confirma que X penaliza "tweets" com links

O X (Twitter) enfrenta nova polémica, perante a admissão implícita de Elon Musk de que a plataforma penaliza publicações com links para sites externos.

O X já passou por alguns incidentes em que foi apanhado a bloquear links para plataformas concorrentes, sendo que na altura da primeira vaga de saídas para o Mastodon, Threads e BlueSky, nem sequer se podia colocar links para esses serviços. Mas agora, parece ficar confirmada e validada a suspeita que já circulava há algum tempo, de que a plataforma penaliza todas os tweets que tenham links para sites externos.

Alguns utilizadores poderão ter notado a tendência crescente, nos últimos tempos, de publicações em que é feita a descrição apenas contendo texto, com a referência "link mais abaixo nas respostas". Uma decisão aparentemente idiota que só dá mais trabalho aos utilizadores que quiserem seguir a notícia em mais detalhe. Mas agora parece ficar confirmado que efectivamente o X penaliza as publicações que tenham links integrados, reduzindo a sua visibilidade. Algo que foi criticado por Paul Graham e implicitamente confirmado por Elon Musk, fazendo a mesma recomendação de apenas colocar o link numa resposta ao tweet.

Segundo Elon Musk, esta medida visa evitar a publicação de "conteúdos preguiçosos", justificação rapidamente desmontada por não fazer qualquer sentido:


Facilmente se percebe que o verdadeiro intuito será manter os utilizadores o máximo de tempo possível no X e evitar a sua saída para qualquer site externo (algo que não é apenas o X a fazer); e assim promover o uso das suas ferramentas de publicação próprias, disponíveis para quem paga pelo serviço X Premium. Refira-se que a app do X também tem apresentado publicidade de ecrã completo, ao abrir a app, a referir a promoção Black Friday do X, com a subscrição do Premium com desconto - e que também não tem agradado a quem acha que Musk se tem intrometido em demasia com a forma de funcionamento da plataforma.

De qualquer fora, já sabem porque motivo algumas pessoas têm recorrido à publicação "idiota" das coisas com links nas respostas.

Sem comentários:

Enviar um comentário