A Blackberry quer incentivar o uso do QNX em mais plataformas, e passa a disponibilizá-lo gratuitamente para uso não comercial.
A versão 8 do QNX, o sistema operativo em tempo real com microkernel da Blackberry, tornou-se gratuita para uso não comercial. Como parte da iniciativa "QNX Everywhere", a Blackberry pretende atrair novos programadores ao disponibilizar uma edição ilimitada para avaliação e projectos não comerciais. Os interessados podem aceder a uma versão para Raspberry Pi e a código de demonstração no GitLab.
Criado nos anos 80, o QNX é conhecido por ser um verdadeiro sistema baseado em microkernel. A sua eficiência e arquitectura tornaram-no ideal para aplicações em tempo real, sendo bastante utilizado em sectores como a indústria automóvel, comboios, dispositivos médicos, e muitos outros. Mas, ocasionalmente vão surgindo esforços para tentar torná-lo num sistema para uso doméstico: em 1999 foi lançada uma demo, que incluía o sistema operativo, ambiente gráfico, browser, e diversos utilitários, numa única disquete de 1.44 MB - o que parecerá incrível nos dias de hoje, em que até uma app básica ocupa centenas de MB.
O mundo poderia também ser um lugar bem diferente, se as intenções da nova geração dos computadores Amiga usarem QNX como base, em 1997, se tivessem concretizado - coisa que infelizmente não veio a acontecer. O que é certo, é que talvez se possa estar num momento em que vale a pena reequacionar isso, pelo menos deixando-nos sonhar com computadores que, apesar do seu hardware ultra-potente, parecem ficar cada vez mais lentos a reagir a cada clique. Talvez até se pudesse conjugar isso com o desejo de migração da arquitectura ARM para o RISC-V open-source, para se escapar às licenças da ARM.
Sem comentários:
Enviar um comentário