O fundador da CATL, o maior fabricante de baterias para automóveis eléctricos, diz que Elon Musk não sabe fazer baterias e que as células 4680, em que a Tesla tem apostado, vão ser um falhanço.
A Tesla tem promovido as células 4680 como sendo o formato do futuro, potenciando a simplificação da produção, reduzindo custos, e aumentando a autonomia nos carros eléctricos - e tendo recentemente anunciado ter já con seguido produzir 100 milhões de unidades. Estas células foram concebidas para poderem ser produzidas numa linha de produção de forma contínua, sem paragens, e podendo servir como elemento estrutural nos veículos (o que é positivo por um lado, mas também tem as suas desvantagens).
Apesar de ser algo em que Tesla tem investido fortemente, Robin Zeng, fundador da CATL, diz que estas células vão ser um falhanço e que não têm qualquer hipótese de serem bem sucedidas. Zeng reconhece que Musk é bom nas áreas da electrónica, software, e coisas mecânicas, mas que depois de ter falado com ele pessoalmente em Abril, e discutido este assunto, que ele simplesmente ficou em silêncio, sem saber o que dizer - levando-o a dizer que Musk não faz ideia de como fazer baterias. Diz também que Musk faz demasiadas promessas de coisas que sabe que não conseguirá cumprir e que, quando falou disso com ele, Musk lhe disse que isso era deliberado, como forma de incentivar os seus funcionários a trabalhar mais empenhados.
Este tipo de "previsões" poderiam ser apenas mais umas de muitos dos críticos de Musk, mas assumem peso diferente vindo do fundador da CATL. Por outro lado, só o tempo irá demonstrar se realmente este senhor Robin Zeng tinha razão nas suas previsões, ou se será algo equivalente aos executivos da Nokia a ridicularizarem a Apple por lançar um "iPhone" sem botões.
Sem comentários:
Enviar um comentário