2022/07/15

Pack de baterias 4680 da Tesla dificulta reparações

O novo pack estrutural de baterias com células 4680 tem vantagens, mas também torna praticamente impossível fazer a reparação com a troca de uma só célula.

Tudo neste mundo tem vantagens e desvantagens, e nem o novo pack de baterias estruturais da Tesla escapa. O novo pack de baterias, que usa as células 4680 de maior dimensão, permite criar um elemento rígido que faz parte do chassis do veículo. Mas, se o pack em si continua a poder ser substituído na totalidade de forma relativamente fácil, o mesmo não se aplica à sua abertura para troca das células individuais.

Isto porque, ao contrário dos packs anteriores, que podiam ser abertos, dando acesso aos módulos de baterias, e permitindo procurar por células danificadas para serem trocadas, o novo pack estrutural não é feito para ser aberto, vindo completamente recheado com espuma de poliuretano que torna o processo numa verdadeira "missão impossível".



Embora isto pareça ditar o fim das reparações não oficiais que faziam a troca das células individuais (por valores muito mais reduzidos que uma troca completa do pack), o próprio Elon Musk já veio assegurar que estes novos packs não impedirão que as baterias possam ser recicladas no fim do seu tempo útil de vida - embora sem dar grandes detalhes sobre como isso seria feito.
Resta esperar que os próximos anos venham a demonstrar que estes packs de baterias 4680 tenham um nível de longevidade que efectivamente torne desnecessária a preocupação com a troca de células individuais. Mas, no caso de haver qualquer problema, já sabem que a conta da reparação num destes packs será inevitavelmente superior.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)