2022/07/15

iPhone 14 diz adeus ao notch

Para este ano os iPhones devem ganhar um ecrã always-on que marca o adeus ao notch estreado no iPhone X.

A era do polémico notch de grandes dimensões, que acabou por se tornar num elemento identificativo dos notch, pode estar prestes a terminar. Para os iPhone 14 Pro deste ano a Apple deverá optar por novos ecrãs, que não só poderão apresentar informação a tempo inteiro - como já faz nos Apple Watch - como também trocam o notch por um sistema de duplo furo no ecrã.
Neste caso, teremos um corte alongado para albergar o sensor Face ID (com câmara IR e projector de pontos), e um furo simples para a câmara frontal - que este ano deve passar a contar com sistema de autofoco, que também é uma estreia nas câmaras frontais dos iPhones.

Isto é algo que este ano deverá estar reservado apenas para os modelos "Pro", mas que a partir do próximo ano já deverá ser aplicado a toda a gama de iPhones, marcando oficialmente o fim da era "notch".
A mais longo prazo, espera-se que a Apple acabe por evoluir no sentido de utilizar sistema completamente invisíveis sob o ecrã, que tornem estes furos imperceptíveis. Mas, se uns apontam para prazos mais optimistas, como 2024, é sabido que a Apple raras vezes aposta em tecnologias que não estejam suficientemente evoluídas. Neste momento, apesar de alguns fabricantes já estarem na terceira evolução das câmaras sob o ecrã, com melhorias substanciais face às gerações anteriores, o efeito que isso tem na qualidade das imagens captadas pela câmara ainda faz duvidar que a Apple adopte isso nos próximos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)