A Rússia impôs uma multa astronómica à Google na tentativa de reverter as restrições a canais russos no YouTube, incluindo meios de comunicação pró-Kremlin e estatais.
Avaliada em dois sextiliões de rublos (um 2 seguido de 36 zeros). Para se ficar com uma referência do valor absurdo, esta multa ultrapassa amplamente o PIB mundial, estimado em 110 biliões de dólares, resultando das penalizações diárias aplicadas desde 2020, que vão duplicando semanalmente.
A origem desta multa colossal remonta a processos legais movidos pelos meios Tsargrad e RIA FAN, após a Google ter bloqueado os seus canais no YouTube. Desde então, a Google acumulou multas por recusar desbloquear os canais. Outros canais, como o Channel One e o Zvezda, também estão envolvidos em acções legais contra a empresa. Um representante do Kremlin disse esperar que esta multa sirva para "incentivar a gestão da Google a resolver a situação"; sendo que, por outro lado, pode também ter o efeito precisamente oposto.
Desde a invasão da Ucrânia em 2022, a Google bloqueou mais de 1.000 canais e removeu 5,5 milhões de vídeos ligados a fontes patrocinadas pelo estado russo. A Rússia tem multado repetidamente a Google por não cumprir ordens de censura, além de congelar as suas contas locais, o que levou à insolvência da sua divisão russa. Em resposta a estas pressões, a Google reduziu drasticamente a sua presença na Rússia, retirando colaboradores e desactivando contas AdSense no país.
Não será previsível que as coisas se alterem até que a Rússia reveja as suas políticas e abandone as "operações especiais" na Ucrânia.
Onde irá isto parar...?
ResponderEliminar😳🤔🫣