A OpenAI lançou o ChatGPT Search, uma nova funcionalidade que traz pesquisa na web para o ChatGPT, posicionando-se como um concorrente directo do Google. Agora, o ChatGPT pode procurar informações em tempo real, como notícias, condições meteorológicas, cotações de bolsa e resultados desportivos. Os utilizadores podem permitir que o ChatGPT decida quando fazer uma pesquisa ou activar a função manualmente com o botão "Search" na janela de chat.
Para garantir respostas precisas e actualizadas, a OpenAI estabeleceu parcerias com fornecedores de notícias e dados, adicionando elementos visuais a categorias como desporto, mapas e finanças. Outra funcionalidade muito pedida também chegou: a inclusão da origem dos dados. Agora, as respostas contêm links para as respectivas fontes, que podem ser consultados através do botão "Sources", abrindo uma barra lateral com todas as referências.
Aparentemente, por agora o ChatGPT Search só deveria estar acessível para os utilizadores com subscrição ChatGPT Plus ou Team, mas eu sou um utilizador gratuito e tenho acesso; pelo que, experimentem.🌐 Introducing ChatGPT search 🌐
— OpenAI (@OpenAI) October 31, 2024
ChatGPT can now search the web in a much better way than before so you get fast, timely answers with links to relevant web sources.https://t.co/7yilNgqH9T pic.twitter.com/z8mJWS8J9c
Coincidência ou não, a OpenAI apresentou este ChatGPT Search praticamente em simultâneo com a Google ter disponibilizado a sua funcionalidade de pesquisa web ligada ao Gemini; pelo que, é bom ver que ninguém está parado no sector.
Será necessário aguardar algum tempo até vermos de que modo esta geração de pesquisas AI irá afectar as pesquisas tradicionais; sendo que essas também vão deixando de ser "tradicionais" e vão adoptando funcionalidades AI para compilar informação de múltiplos sites e apresentar resumos. Por mim, imagino que as pesquisas deixem de ser algo a que se vá a um motor de pesquisa fazer, e passe a ser algo que simplesmente seja feito directamente no assistente AI que se prefira utilizar.
Sem comentários:
Enviar um comentário