A Google está a expandir a apresentação dos resultados das pesquisas com resumos AI - AI Overviews - a mais de 100 países; mas a UE fica de fora.
As respostas AI das pesquisas da Google têm recebido críticas, com o famoso caso da recomendação de colocar cola nas pizzas, que posteriormente voltou a recomendar, e a apresentação de resultados satíricos e irónicos como se fossem recomendações sérias. Desde então a Google tem feito esforços para corrigir esses casos, e acredita ter chegado a um ponto em que se justifica lançar as AI Overviews a nível global.
Bem, melhor dizendo, "quase" global, uma vez que apesar da sua expansão a línguas como português e espanhol, as AI Overviews continuarão a não estar disponíveis nos países da UE.
Ao estilo do que aconteceu com a apresentação de excertos de informação directamente nos resultados, o grande receio deste sistema é que a apresentação das respostas directamente na página de pesquisa da Google vá reduzir significativamente as visitas para os sites que serviram de origem para a informação. A Google diz que não será o caso, uma vez que começou a apresentar links para as fontes directamente no texto destes resumos, que aumentarão o volume de visitas para os respectivos sites. Claro que, é uma interpretação "à medida" da Google, uma vez que faz a comparação com o formato anterior (sem links), e não com a apresentação dos resultados clássicos.
Só a mais longo prazo veremos os verdadeiros efeitos destes novos resultados AI, à medida que muitos sites deixarem de ser rentáveis devido à redução dos visitantes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)