2024/05/24

Respostas AI da Google incluem disparates do Reddit

A Google está a lançar resumos AI de resposta nas pesquisas, e não faltam casos em que as repostas são completamente disparatadas.

Nem todos apreciam as respostas AI que a Google está a adicionar aos resultados (e que se podem remover com o &udm=14), e não faltam exemplos que mostram como este capacidade pode falhar espectacularmente.

Nas redes sociais compete-se por descobrir as respostas AI mais disparatados, que incluem coisas como sugerir o uso de cola para manter o queijo na pizza, comer uma pedra por dia por causa dos minerais, trocar o liquido nos "piscas" dos carros, e até sugerir que as pessoas em depressão se atirem de uma ponte.
No caso da cola na pizza, embora seja uma técnica que é utilizada para os anúncios, já se descobriu que a origem da sugestão era um comentário sarcástico no Reddit feito há mais de uma década, e o mesmo acontece com algumas das outras respostas que se têm descoberto, com a funcionalidade da Google a não fazer qualquer distinção entre fontes de informação válidas e piadas, sarcasmo, mentiras, e sabe-se lá que mais.

A Google tenta desvalorizar o assunto, dizendo que isto representa uma percentagem ínfima dos resultados, mas tratando-se de uma empresa que foi forçada a suspender o acesso ao Imagen 2 por criação de imagens indevidas, talvez devesse levar mais a sério este tipo de coisas.

De certo modo, podemos dizer que este sistema AI da Google pode ser equiparado ao FSD da Tesla, não importa verdadeiramente que funcione bem em 99% dos casos; aquilo que vai dar que falar será o 1% em que vai falhar. Pelo menos, aqui, não temos que nos preocupar com o carro a querer levar-nos contra um comboio.


Actualização: Embora não tenha (ainda?) desactivado os resumos AI, a Google está a remover manualmente os resultados mais polémicos.

Actualização 2: A Google continua a recomendar colocar cola nas pizzas, por culpa dos artigos a criticar isso mesmo.

2 comentários:

  1. Eu ainda não consegui obter assim uma resposta deste género... Mas não sei. Já acredito em tudo vindo da Google. Parece que estão completamente sem rumo infelizmente

    ResponderEliminar