O mais recente modelo GenCast da Google está a revelar uma capacidade surpreendente para prever o estado do tempo, com elevada precisão, com até 15 dias de antecedência.
O modelo GenCast baseado em machine learning (ML) consegue prever o tempo para os próximos 15 dias com alta precisão, superando sistemas tradicionais como o ENS do European Center for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF). Ainda mais impressionante, o GenCast gera previsões detalhadas em apenas oito minutos, enquanto os supercomputadores tradicionais demoram horas.
Uma das grandes vantagens do GenCast é a capacidade de fornecer previsões probabilísticas, ao contrário do seu antecessor, o GraphCast. Em vez de apresentar apenas um resultado, o GenCast oferece uma gama de possibilidades, ajudando a compreender melhor as diferentes probabilidades. Por exemplo, em vez de dizer "chuva esperada amanhã" o GenCast pode indicar uma probabilidade de 70% de chuva. Também revela melhores resultados em situações de fenómenos extremos, como furacões, ondas de calor, vento intenso, etc.
Em testes que compararam previsões de velocidades do vento, temperaturas e outros factores atmosféricos, o modelo superou o ECMWF em 97.2% das vezes. Este sucesso deve-se ao treino do GenCast em décadas de dados reanalisados, permitindo-lhe simular condições atmosféricas complexas de forma mais rápida e com menos erros do que os métodos baseados na simulação e modelação física da atmosfera.
Embora os especialistas alertem para que modelos como o GenCast não substituam completamente as previsões tradicionais, reconhecem o seu enorme potencial como complemento. Com planos para integrar o GenCast em ferramentas como o Google Earth Engine e o BigQuery, em breve investigadores de todo o mundo terão acesso às suas previsões. Também é esperado que, no futuro, a Google possa apresentar previsões do GenCast directamente aos utilizadores finais através da informação meteorológica na sua app e widgets.
Sem comentários:
Enviar um comentário