2024/12/06

Notícias do dia

OpenAI lança ChatGPT Pro de $200 por mês; Google prolonga actualizações nos Pixel 6, 7 e Fold por mais dois anos; Microsoft expande Windows 11 24H2 a mais PCs apesar de relatos de problemas; IKEA com luzes dinâmicas ao longo do dia; e EUA recomendam mensagens encriptadas para evitar espionagem da China mas com backdoors para poderem espiá-las.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso mega passatempo de Natal com 31 dias de prendas, e que hoje te pode valer um carregador Anker GaN 30W.

Starlink conclui 1ª fase da cobertura Direct to Cell

Com mais um lote de 20 satélites Starlink Direct to Cell enviados para o espaço, a SpaceX diz ter completado a primeira fase da cobertura global do serviço.

Ao contrário do serviço Starlink normal, que necessita de antenas especializadas, o serviço Direct to Cell permite a comunicação directa dos satélites com smartphones e telemóveis comuns, sem necessidade de qualquer hardware especial nos mesmos, possibilitando que os mesmos possam continuar comunicáveis em áreas onde não exista qualquer cobertura de rede celular terrestre.

Elon Musk diz que numa primeira fase a largura de banda ainda será bastante reduzida, de cerca de 10 Mbps, mas que isso irá melhorar à medida que forem lançando novos satélites.



Polysoft lança SSDs para Mac a preço de saldo

A Apple diz que o Mac Studio tem SSDs "trocáveis", mas isso esconde o uso de um sistema proprietário que impede a instalação de SSDs standard, obrigando a optar pelos SSDs fornecidos pela Apple a preço substancialmente inflacionado. Mas isso está prestes a mudar.

A Polysoft conseguiu criar SSDs compatíveis com o formato Apple, fazendo com que seja possível fazer o upgrade para um SSD de 8TB por 799 euros, ao nível do custo de um SSD 8TB de alto-desempenho, e significativamente menos que os cerca de 2800 euros(!) que a Apple pede por esse upgrade.


Elon Musk quer expandir supercomputador da xAI para mil milhões de GPUs

Depois de ter conseguido conseguido construir o supercomputador Colossus com 100 mil GPUs Nvidia em tempo recorde, Elon Musk revela planos de o expandir para uma escala consideravelmente: mil milhões de GPUs (um "bilião" norte-americano).

Não é incomum vermos objectivos mirabolantes vindos da parte de Musk, mas tendo em conta a aparente facilidade e rapidez com que arranjou os 100 mil GPUs iniciais, não parece ser totalmente descabido que este mega-super-hipercomputador se torne realidade. No mínimo, será algo que será acompanhado atentamente (e preocupadamente) pelas demais empresas dedicadas a AI.


Valve prepara reforço do programa SteamOS

A Valve parece estar a preparar-se para incentivar o uso do SteamOS como sistema operativo para jogos, antecipado pelas suas indicações de uso de várias referências destinadas a produtos de terceiros, incluindo as designações: Steam Compatible, Steam Link Compatible, Steam Play Here, Steam Included, e Powered by SteamOS.

Este último é referência clara a dispositivos que venham com o SteamOS pré-instalado como sistema, recuperando o espírito das "Steam Machines", mini-PCs com SteamOS lançados em 2015. Tendo em conta que o Windows 11 se prepara para abandonar muitos PCs antigos, pode ser a altura ideal para a Valve se apoderar de fatia significativa de pessoas que só usam o Windows por causa dos jogos.


Tesla lança lanterna portátil


A Tesla tem uma lanterna que pode pode funcionar como candeeiro portátil, podendo criar uma luz agradável em tom amarelado, tem modo de iluminação em vermelho, e também pode simular a luz cintilante de uma chama - para quem quiser recriar o ambiente de um acampamento em redor de uma fogueira.

A marca anuncia uma autonomia de 7-24 horas dependendo da intensidade escolhida, tempo de carregamento de 3 horas, e um preço de $110. Como se pode imaginar, e à semelhança de outros produtos variados que vai lançando, esgotou de forma imediata. Como alternativa, podem sempre espreitar uma Hue Go.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O IRC (Internet Relay Chat) foi criado na Finlândia em 1988 por Jarkko Oikarinen para substituir um programa de chat na BBS OuluBox que funcionava na Universidade de Oulu. No ano seguinte já existiam mais de 40 servidores espalhados pelo mundo que permitiram que o IRC ganhasse uma popularidade acrescida durante a década seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário