Depois da Sony e Samsung, também a LG anuncia o fim da produção de leitores Blu-ray.
Os fãs dos formatos físicos sofrem mais um golpe, com a fim dos leitores Blu-ray da LG - incluindo os UBK80 e UBK90 - que agora ficam limitados ao stock existente. Os últimos leitores Blu-ray da LG foram lançados em 2018, e o domínio crescente das plataformas de streaming digital têm feito com que os formatos físicos se tornem cada vez menos relevantes. Nos EUA, lojas como a Best Buy já abandonaram as vendas de Blu-ray e DVDs, demonstrando a pouca apetência dos consumidores por estes formatos.
Por outro lado, o declínio dos formatos físicos levanta preocupações sobre a posse de conteúdos digitais. Ao contrário dos discos, que oferecem acesso permanente, as compras digitais estão frequentemente associadas a licenças que podem ser revogadas a qualquer momento. Não é incomum que certos conteúdos nas plataformas de streaming deixem de estar disponíveis passados alguns meses, ou anos, ou que o encerramento de um serviço faça desaparecer tudo aquilo a que se tinha acesso.
O formato Blu-ray teve um início complicado, tendo sido lançado à pressa e de forma incompleta para fazer frente aos HD-DVD. Agora, com tudo isso no passado, vai-se aproximando cada vez mais de ser considerado mais uma relíquia de tempos passados, apreciado apenas por um número restrito de apreciadores. E para lidar com a incertezas da disponibilidade do streaming, resta apenas o consolo de que o serviço não-oficial da chamada "pirataria" continuará a assegurar o acesso a todos os conteúdos digitais apesar das mudanças de formatos, remoções do streaming, e tudo o mais.
RIP
ResponderEliminarPara sempre!
Eliminar🤭🤭😂😂