2007/12/27

Discos Bluray com Problemas

Mesmo com todo os esforços de marketing da Sony para impulsionar o formato Blu-ray - um formato lançado à pressa e sem qualquer consideração para com os cliente iniciais, cujos leitores serão incapazes de ler os discos mais recentes - tem havido outros problemas que em nada têm ajudado.

Três lançamentos de títulos altamente aguardados têm sido alvos de polémica:

Veja-se o caso de um pack do Harry Potter com 5 discos. Tudo estaria bem, se o quarto filme da série, 'Goblet of Fire', não fosse o filme em HD DVD.

Depois, temos o caso da edição especial de "Blade Runner" - também com 5 discos Blu ray. Um dos discos supostamente continha 'cenas nunca vistas', mas que não passava de uma cópia do primeiro disco.

Temos ainda a edição Blu-ray de "Terminator 3" (relembre-se que a versão HD-DVD já saiu no ano passado) que tem um "bug" que limita a visualização do filme a 1080i.

Este filme foi o primeiro disco Blu-ray da Warner a incluir o 'In Movie Experience' - uma capacidade que se encontra nos HD-DVD desde o início, mas que devido aos problemas com os "profiles" Blu-ray, tinha sido adiada nestas versões e incluida apenas nas versões HD-DVD (por ex. Batman Begins, The Matrix.)

Para ajudar à festa, foi descoberto recentemente que nalgumas cenas de "Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl" os discos Blu-ray têm problemas de enquadramento completamente indesculpáveis (por ex. cabeças completamente cortadas.)

Resalve-se que facto de que estão disponíveis discos "corrigidos" para troca; não desculpando que isto seja completamente inadmissível.
Não haverá ninguém responsável pelo controlo de qualidade que veja o título antes de este ser lançado para o mercado?


No seguimento desta "guerra", o site oficial da Blu-ray Disc Association foi recentemente atacado, e redireccionava os visitantes para o site oficial do grupo HD DVD.
(Há que dizer que ao menos têm sentido de humor :)

Para mudarmos de tom, e não serem só más notícias, a Sony lançou recentemente o update para a PS3 que introduz o profile 1.1 que permite - finalmente - a função de picture-in-picture.

E a Samusung prepara-se para ajudar a acabar com esta guerra que em nada beneficia os consumidores, lançando o Samsung BD-UP5000 - o primeiro leitor HD-DVD/Blu-ray que consegue tocar ambos os formatos sem qualquer restrições.

P.S. E agora digam-me... Não teria sido melhor terem acordado um único formato standard?

via [DarkHorizons]

5 comentários:

  1. O que é que isso tudo tem a haver com o formato?

    Os "problemas" apresentados nada têm a ver com o facto de ser Blu-Ray ou HD DVD.

    ResponderEliminar
  2. Podes chamar-lhes o que quiseres, erros de mastering, de falta de controlo de qualidade, etc.

    Mas no final, o que conta que te interessa a ti, como consumidor:
    Comprar uma caixa com um filme, e poderes vê-lo com toda a qualidade anunciada? Ou teres que andar com trocas e baldrocas, porque o filme que vem lá dentro é afinal um HD-DVD, ou não te permite vê-lo em 1080p, ou vem com as cabeças dos actores cortadas?

    Isto seria inadmissível fosse em que formato fosse.
    Mas tendo em conta que estes problemas têm sido exclusivos das edições Blu ray... quem sai prejudicado são os compradores deste formato.

    ResponderEliminar
  3. Esta mesmo convencido disso?

    Que a culpa e do Blu-Ray?

    ResponderEliminar
  4. Não estou a falar de culpas, estou a constatar um facto.

    Três clientes:
    1 compra os Piratas das Caraibas em DVD, outro em HD-DVD, outro em Blu ray... Quem é que sai prejudicado?

    Compram o pack do Harry Potter: quem é que tem que andar a telefonar para trocar os discos?

    Compram o Blade Runner, a mesma coisa...

    Se a culpa é do formato? Obviamente que não - se "esquecermos" o pequeno pormenor dos profiles Blu ray, que faz com que qualquer cliente que compre um leitor Bluray que não seja a PS3 tenha grandes probabilidades de ficar com um pisa-papéis tamanho gigante em poucos meses. Isso sim - é o que me "chateia" no formato Blu ray.

    Quanto ao conteúdo, é uma palhaçada... uns têm 30Gb, outros tem 50Gb... (para não entrarmos na guerra das triple layers e afins.)

    Ambos podem ter exactamente o mesmo conteúdo com os mesmos codecs, o que torna ainda mais estranho o facto de várias edições blu ray deixarem bastante a desejar quando comparadas com as versoes HD DVD.
    E nao sou eu que o digo, mas sites como o highdefdigest.

    De resto, e se lestes alguns posts anteriores, sabes que eu sou "defensor" da distribuição digital - se algum dia isso vier a ser possível sem os inconvenientes DRM - pelo que não vejo grande futuro em nenhum destes formatos. Vêm tarde e a más horas - e todos estes "problemas" apenas servem para confundir ainda mais os consumidores.

    Obviamente, que quem for fã do formato Blu ray - faça o favor de continuar a ser. Não é a minha missão "converter" ninguém seja para que formato for - apenas expresso as minhas opiniões, e aceito todas as críticas.
    :)

    ResponderEliminar
  5. Se formos a analisar bem esta questão o formato HD-DVD tem uma vantagem imediata que é suportar o DVD comum.
    O Blu-Ray vive sozinho (sem dar suporte ao DVD) mas promete muito mais que o HD-DVD, quer ao nível do armazenamento e possibilidades no campo da alta-definição.
    Para mim nenhum deles é o correcto, ou o claro vencedor. O caminho mais acertado é as marcas seguirem a filosofia de colocarem leitores que leiam ambos os formatos. No fim quem vai pagar a factura seremos nós. Mesmo que seja via net, a ideia mais promissora...

    ResponderEliminar