Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso mega passatempo de Natal com 31 dias de prendas, e que hoje te pode valer um repetidor WiFi Mercusys.
Starlink Direct to Cell chega à Ucrânia em 2025
Depois da T-Mobile nos EUA e a One NZ na Nova Zelândia, é a Kyivstar, a maior operadora de telecomunicações na Ucrânia, a integrar o serviço "Direct to Cell" da rede Starlink.Deste lado do Atlântico as coisas acontecem mais devagar, com o serviço a fornecer SMS via satélite nas zonas onde não houver cobertura celular terrestre, ou em caso de interrupção do serviço, apenas a partir do último trimestre de 2025 (mas tal podendo dever-se também à expansão gradual dos satélites com capacidade Direct to Cell). Posteriormente, a Kyivstar diz que também irá disponibilizar telefonemas e dados via satélite.
Volocopter abre falência
A mudança de ano está a ser má para as empresas de táxis voadores. Depois da Lilium é a Volocopter a anunciar falência.A Volocopter estava em estado avançado de desenvolvimento, até já tendo feito voos tripulados em 2022. No entanto, e apesar dos investimentos de empresas como a Mercedes-Benz e a Geely, as coisas parecem não ter corrido como planeado. Resta agora esperar que apareça um investidor de última hora que possa salvar a empresa, ao estilo do que poderá acontecer com a Lilium.
Google reforça aposta no Gemini em 2025
Sundar Pichai, o CEO da Google, diz que a empresa irá apostar em força no Gemini durante 2025.Apesar de ter tido papel pioneiro na AI - foram os seus investigadores que inventaram o modelo "transformer" usado na maioria dos modelos AI actuais - a Google viu o protagonismo da revolução AI ir para empresas como a OpenAI com o ChatGPT, e ficando relegada para segundo plano. No entanto, ao longo de 2024 demonstrou a capacidade de recuperar o tempo perdido e de voltar a ficar na linha da frente, com o Gemini, NotebookLM, e serviços de criação de imagens (Imagen) e vídeo (Veo). Se mantiver o ritmo ao longo de 2025, a OpenAI arrisca-se a passar para o lugar de "seguidora", e ter que ser ela a acelerar o passo para não ficar demasiado atrasada em relação à Google.
Nvidia prepara chips AI para robots humanóides
Tendo-se tornado numa das empresas mais valiosas do mundo por conta dos seus GPUs e chips para processamento AI, a Nvidia prepara-se já para também estar presente na esperada revolução dos robots humanóides.Em 2025 a Nvidia irá lançar um chip dedicado especificamente para o processamento AI em robots, o Jetson Thor. Um chip que surge na sequência de outros chips que a empresa já lançou no passado, dedicados a assistir robots tradicionais, automóveis autónomos, e computação AI em geral. Havendo um número crescente de novas empresas que se têm aventurado no mundo dos robots humanóides, como a Unitree e o seu G1, esta é uma área em que a Nvidia quer assegurar que não irá perder.
Curtas do dia
- Trump pede adiamento da proibição do TikTok nos EUA - onde tem quase 15M de seguidores
- Robots cirurgicos com AI igualam destreza de cirurgiões humanos
- GTA VI pode dominar o mercado dos videojogos em 2025
- Spotify apresentou vídeos pornográficos em resultados de pesquisas
Resumo da madrugada
- Como fazer uma máscara LED
- Novos GPUs B300 da Nvidia vão gastar 1400W
- Primeiro backflip do mundo com uma Ténéré 700
- VW expõe dados de 800 mil veículos eléctricos
- Nothing Phone recebe Circle to Search no Android 15
- A gravidade artificial da ficção científica posta à prova
- Como são feitos os power banks na China
- AI da Nvidia gera modelos 3D de alta-qualidade
- Samsung Galaxy S25 com actualizações "seamless"
- Stig demonstra Ford SuperVan eléctrica com 2000 cv
- Caviar mostra Huawei Mate XT Ultimate com corpo em ouro
- Sonda aolar Parker sobrevive a passagem "rasante" pelo Sol
- Huawei lança SSD de 1 TB por €30
- Rato vertical Trust Voxx sem fios a €46
- LG apresenta monitor OLED 5K dobrável de 45"
- Série iPhone 17 adopta ecrãs ProMotion em todos os modelos
- EXO Labs mostra modelo AI a correr num PC Windows 98 com 26 anos
Curiosidade do dia: A Sonos foi criada em 2002 e depressa conquistou posição de referência no campo das colunas wireless e sistemas multi-room. Em 2019 foi alvo de polémica por querer inutilizar colunas funcionais para obrigar a comprar novos modelos - coisa que acabou por abandonar passados alguns meses.
Podias ter escolhido um Robot que seja mesmo um Robot.
ResponderEliminar