2024/12/17

Notícias do dia

Google lança Veo 2 para competir com Sora da OpenAI; OpenAI lança pesquisa web do ChatGPT para todos os utilizadores; Nvidia App abranda jogos até 15%; resumo AI de notificações da Apple cria notícia falsa; e matrículas digitais sucumbem a hackers para evitar multas e portagens.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso mega passatempo de Natal com 31 dias de prendas, e que hoje te pode valer um localizador Bluetooth Tile.

Threads chega aos 100M de utilizadores diários

Depois de ter atingido os 300M de utilizadores mensais, Mark Zukerberg revelou pela primeira vez o número de utilizadores diários activos no Threads, e que já são 100 milhões por dia.

O serviço não tem parado de crescer desde a última fase de descontentamento com o X de Elon Musk, com esses utilizadores a dividirem-se entre o Threads (para aqueles que não se importam de usar um serviço da Meta), e o Bluesky, para os que procuram algo mais aproximado do espírito do Twitter original. Claro que, fazendo parte da família Meta, e da associação com o Instagram, o Threads leva vantagem a nível de cativar utilizadores, e isso tem-se feito sentir no número de utilizadores, com a Meta a já ter referido que tem crescido "vários Bluesky por mês".


ChromeOS com "Safety reset" e flash de notificações

A Google tem algumas novidades no ChromeOS M131. Para lidar com problemas "estranhos", o ChromeOS passa a disponibilizar o Safety Reset, que funciona quase como um reset de fábrica mas que mantém as apps, dados do utilizador, bookmarks e passwords, tornando-se numa opção bastante menos incómoda do que reset total.

Para os utilizadores que frequentemente não reparam nas notificações, passa a haver uma opção de acessibilidade que pode fazer piscar o ecrã completo para sinalizar uma notificação, assegurando que não passará despercebida.


Instagram ganha agendamento de DMs

O Instagram está a dar aos utilizadores a capacidade de poderem agendar o envio de mensagens directas.

A medida parece ser principalmente orientada para as marcas, que assim poderão fazer uma gestão mais eficiente das suas comunicações, garantindo que as mensagens serão enviadas em horários mais propícios a obter as reacções dos destinatários; mas também se poderão revelar úteis para todos aqueles que não quiserem correr o risco de se esquecerem de enviar uma mensagem para um momento específico. Em último caso, até poderá ser usado como lembrete, imagino eu.


Apple prepara iPad e iPhone dobrável - mas só para 2027

De acordo com os rumores, a Apple está a preparar dois dobráveis: um de grandes dimensões (19") que será equivalente a ter dois iPad Pro lado a lado, e outro mais pequeno, que funcionará como um iPhone Pro de maior dimensão.

No entanto, as actuais indicações é de que estes produtos não serão lançados antes de 2026, e com boas probabilidades de poderem ser adiados por mais um ano, para 2027. Um enquadramento que, de resto, já se podia antecipar tendo em conta o lançamento esperado, em 2025, do iPhone "Air" ultra-fino, que no fundo poderá servir como protótipo para a criação das secções dobráveis do futuro iPhone dobrável, que deverão ser o mais finas possíveis para que a espessura total, quando dobrado, não seja excessiva.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Segundo o Guinness World Records, o primeiro relógio de pulso foi feito em 1686 pelo relojoeiro suíço Patek Philippe, para a condessa Koscowicz da Hungria.

Sem comentários:

Enviar um comentário