Sendo mais uma daquelas coisas que deveria ser possível há muito, o Windows 11 está a preparar a capacidade de permitir o acesso à câmara por múltiplas apps em simultâneo.
Apesar de poder ser algo que não afecta a maioria dos utilizadores, para outros será frustrante que, se estiverem a usar a câmara do seu computador numa app, não a possam usar simultaneamente para outra tarefa. Alguns dos casos apresentados são o de alguém poder querer fazer streaming de vídeo enquanto simultaneamente quer enviar o vídeo para um serviço de transcrição ou de conversão para linguagem gestual; mas podemos também imaginar um cenário em que um utilizador possa querer estar presente em diferentes videoconferências simultaneamente.
Seja qual for o caso, a MS está finalmente a preparar-se para permitir este acesso simultâneo de várias apps ou serviços à mesma câmara, resolvendo essa situação.
Faz-me recordar os tempos pré-históricos de uso de um GPS externo num Pocket PC. Também aí se lidava com o problema de apenas se poder ter uma app de mapas ou navegação a aceder à porta série virtual (via Bluetooth) do GPS. Algo que tinha que ser contornado através do uso de um serviço intermédio que fazia a ligação ao GPS e disponibilizava múltiplas portas virtuais, para que diferentes apps pudessem ter acesso à localização simultaneamente.
Décadas depois, parece que será possível dispensar o recurso a tais tácticas - câmaras virtuais no OBS, ou utilitários como o Splitcam - para aceder a uma câmara simultaneamente no Windows.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)