Farto do roubo de cabos dos seus carregadores, o CEO da ChargePoint criou cabos à prova de corte para desincentivar os ladrões.
Os carregadores de automóveis eléctricos têm-se tornado alvos frequentes de vandalismo, com o valor do cobre a dar origem a situações frequentes, e recorrentes, de corte e roubo dos cabos. Cansado de lidar com o problema, o CEO da ChargePoint, Rick Wilmer, que já viu os carregadores na sede da própria empresa serem alvos destes ataques, decidiu criar - ele mesmo - um cabo "impossível de cortar". Após vários protótipos feitos em casa, o resultado final é um cabo feito com materiais compósitos e aço, que promete resistir às tentativas de roubo, e que começará a ser instalado nos carregadores da marca a partir deste Verão.
Na prática, o cabo não é verdadeiramente impossível de cortar, mas é suficientemente resistente para demorar substancialmente mais a ser cortado com as ferramentas habituais. Adicionalmente, os cabos funcionam em conjunto com o ChargePoint Protect, um sistema de alarme que detecta tentativas de corte e faz soar alarmes sonoros e luminosos em todos os postos de carregamento da estação, além de alertar as autoridades, evitando o cenário normal dos ladrões poderem calmamente roubar dezenas de cabos de uma só vez.
Sabendo que este problema não é apenas seu, a ChargePoint pretende licenciar os cabos a outros fabricantes de postos de carregamento, de modo a que se torne numa solução global para todos os postos de todas as marcas.
Por cá, em Portugal, também já se têm registado vários casos de corte e roubo de cabos, que previsivelmente irão aumentar à medida que aumentam os números de postos de carregamento e a indústria da "gatunagem" se adapta para tirar partido dessa fonte de cabos de cobre de fácil acesso.
Sem comentários:
Enviar um comentário