2025/01/17

Notícias do dia

O mistério da mensagem "O cartão SIM enviou um SMS" da DIGI nos iPhones; Starship explode no 7º voo - mas Super Heavy faz aterragem com sucesso; Apple suspende resumo AI das notificações de notícias; Volkswagen ID.7 atinge 941 km de autonomia (a baixa velocidade); Nintendo mostra a Switch 2; e DIGI lança área de cliente My DIGI online.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um colorido rato Mars Gaming MMRW.

Gemini ganha controlo de luzes com smartphone bloqueado

Ao estilo do que já tinha feito com as mensagens telefonemas, a Google torna o Gemini mais prático de usar para o controlo de coisas comuns em casa.

A partir de agora, e desde que se active essa opção nos settings, passa a ser possível usar o Gemini para controlar luzes e temperatura sem que se tenha que desbloquear o smartphone.

Obviamente, há coisas que continuam a ficar dependentes do desbloqueio do smartphone, como o acesso a câmaras de vigilância e fechaduras electrónicas. Mas, para as coisas banais, faz todo o sentido que devam poder ser controladas com um pedido de voz mesmo que se tenha o smartphone bloqueado.


Estudantes a usar ChatGPT duplicou em 2024

De acordo com um estudo da Pew Research, o número de estudantes a usar o ChatGPT para trabalhos relacionados com a escola, dos 13-17 anos nos EUA, duplicou, passando de 13% em 2023 para 26% em 2024.

Embora isto ainda represente uma minoria dos estudantes, ilustra bem a velocidade com que as tecnologias AI se têm alastrado do público "tecnológico" para a sociedade geral; sendo de imaginar que estes números continuem a crescer (e de forma mais acelerada) nos próximos anos. Dito isto, e ao estilo do que acontece com praticamente todas as ferramentas, irá sempre haver casos "bons" e "maus" do uso de tecnologia AI pelos estudantes. Uns poderão limitar-se a fazer uma pergunta seguida de um copy-paste directo para arrumar um trabalho de casa, outros poderão usar os assistentes AI como verdadeiros "explicadores", com paciência infinita para explicarem todas as questões e os auxiliarem.


Fabricantes de automóveis chineses querem fábricas europeias

Sem qualquer surpresa, surge a notícia de que diversos fabricantes chineses expressaram interesse em comprar as fábricas de automóveis de fabricantes europeus que têm enfrentado redução acentuada nas vendas e reduzido a sua produção.

Esta seria uma estratégia duplamente ganhadora para as marcas chinesas, não só facilitando a sua entrada no mercado europeu, como - e principalmente - também permitiria escapar às taxas que a UE tem aplicado aos automóveis fabricados na China. Pode antever-se até que estas fábricas se limitassem a fazer a montagem de carros "pré-fabricados" na China, enviados às peças de modo a escapar à aplicação das taxas (assumindo que isso continuaria a ser a opção mais económica para as marcas chinesas).


Samsung Galaxy S25 Slim tem espessura inconsequente

A Samsung deverá apresentar um novo Galaxy S25 Slim a par da nova geração S25, que deverá ter uma espessura de 6.4 mm. Mas a verdadeira questão é se esse emagrecimento terá algum impacto significativo.

Com 6.4 mm o S25 Slim será cerca de 1.2 mm mais fino que os S24 com 7.6 mm. Embora alguns possam ser fãs da finura absoluta, parece-me provável que grande parte dos potenciais clientes dê maior importância ao impacto que isso irá ter em termos de autonomia, câmaras, e outros aspectos funcionais. No passado já assistimos a uma situação idêntica, em que os fabricantes insistiam na espessura ultra-reduzida, e do outro lado os consumidores gritavam: não nos importamos que o smartphone tenha mais 1 mm, se isso nos der mais autonomia!

Uma coisa seria ter um smartphone fino que reduzisse a espessura para metade (ou de forma significativa) face aos modelos normais. Agora, estar a anunciar modelos slim com menos 1 mm do que os normais, parece que é algo que perde todo o propósito da sua existência.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Além do Cubo Mágico, o Relógio de Rubik foi outro dos puzzles mecânicos que fascinou o mundo no final da década de 80. O actual recorde da sua resolução é de 2.87 segundos.

Sem comentários:

Enviar um comentário