O Gemini da Google passa a ser mais prático, permitindo fazer chamadas e enviar mensagens sem necessidade de desbloquear o telemóvel.
Esta funcionalidade promete facilitar a vida dos utilizadores. Até agora, o Gemini exigia que o dispositivo fosse desbloqueado para efectuar chamadas ou enviar mensagens, mas agora pode funcionar com o telemóvel bloqueado, aproximando-se ainda mais de substituir o Google Assistant.
A funcionalidade pode ser activada nas definições do Gemini na página "Gemini no ecrã de bloqueio". Para tal será necessário dar permissões para usar o Gemini no lock screen, e também activar a opção para permitir os telefonemas e envio de mensagens via Gemini sem que seja necessário desbloquear o telefone. É também preciso garantir que as aplicações de chamadas e mensagens estão configuradas no Gemini. Depois disso, basta fazer o pedido via "Hey Google", e o Gemini trata do resto. No caso do smartphone ainda não suportar esta funcionalidade, o pedido apresentará o aviso de que é necessário desbloquear o smartphone para prosseguir.
Embora esta actualização permita ao Gemini competir com o Google Assistant ao realizar tarefas básicas com o telemóvel bloqueado, há ainda algumas limitações - como seria de esperar. O assistente não consegue aceder a dados pessoais de aplicações como o Gmail sem que primeiro se desbloqueie o equipamento. No entanto, permitir os telefonemas e mensagens torna-se em algo em que o factor conveniência se poderá sobrepor aos eventuais riscos para a maioria dos utilizadores.
No futuro, espera-se que o Gemini se torne muito mais inteligente a prever as necessidades dos utilizadores e a adaptar-se às suas preferências, tornando-se mais proactivo e evoluído que a anterior geração de assistentes digitais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)