2025/01/21

DeepSeek AI já tem momentos "aha"

O mais recente modelo AI DeepSeek demonstra uma fascinante capacidade de raciocínio interno, que por vezes até se surpreende a ele mesmo.

Os modelos AI DeepSeek continuam a dar que falar, com o modelo de raciocínio open-source a superar os modelos da OpenAI em vários testes e a revelar um funcionamento fascinante.

Em vez de esconder o processo de raciocínio (chain of thought), como algumas empresas optaram por fazer, o DeepSeek mostra tudo isso sem entraves, permitindo-nos ver como "pensa". E por vezes, assiste-se a coisas bastante curiosas, como o facto de a certa altura ter tido um momento "aha", em que percebeu uma nova forma de resolver um problema que lhe tinha sido apresentado.

Outro dos exemplos mostra-nos como ele aborda um pedido para criar uma fase agradável mas sem usar termos demasiado lamechas:
Claro que os modelos DeepSeek não estão isentos de críticas. O simples facto de serem modelos vindos da China levantam preocupações nalguns sectores, e o modelo segue as "regras de ensinamento" do país - recusando-se a responder a todos os temas sensíveis (por exemplo, falar da Praça de Tiananmen).

Por outro lado, há quem diga que isto é uma jogada estratégia por parte da China, como forma de pressionar as empresas ocidentais a revelarem as capacidades dos seus próprios modelos AI (a maioria deles não sendo open-source), de modo a que a China fique com uma melhor ideia da evolução que têm tido e em que ponto se encontram.

Sem comentários:

Enviar um comentário