Com o seu imenso pára-brisas, o Cybertruck tem também uma maiores escovas limpa para-brisas do mundo automóvel. Isso pode tornar-se numa preocupação que fica reforçada ao se assistir a alguns comportamentos estranhos, mas que afinal foram cuidadosamente planeados pelos engenheiros da Tesla.
Quando se acelera para velocidades mais elevadas, a escova limpa para-brisas do Cybertruck move-se ligeiramente para o lado, para além da posição habitual de repouso, algo que pode fazer pensar que "está solta". Mas na realidade o movimento é deliberado, adoptando uma posição mais aerodinâmica. Apesar de alguns acharem que isso é feito por motivos de eficiência aerodinâmica, interrogo-me se o verdadeiro motivo não será "poupar" o mecanismo do limpa para-brisas à pressão do ar - mas tendo em conta que o limpa para-brisas deverá poder ser usado mesmo a velocidades elevadas, esperemos que seja mesmo a preocupação com a eficiência aerodinâmica.
Mas os "segredos" da escova limpa para-brisas do Cybertruck não se ficam por aqui. A escova também tem um pequeno truque adicional, em que ocasionalmente, quando em operação, pode fazer uma pausa na posição inferior (quando está horizontal). Embora possa igualmente surpreender o condutor, também não se trata de um bug, mas sim de uma técnica para dar tempo à água acumulada para se escoar pelas partes laterais e não subir imediatamente pelo vidro por acção da deslocação de ar.Learned something new about the Cybertruck from @wmorrill3 yesterday. At higher speeds the wiper will move slightly and enter what’s called “aero mode” to help with efficiency and aerodynamics. Super cool to hear it directly from the guy who helped build it. pic.twitter.com/D7bLoT2fgT
— Matt Wallace (@MattWallaceTech) December 19, 2024
Dito isto, continuo a achar que teria sido melhor opção a Tesla ter arranjado um qualquer sistema que permitisse ter a escova numa secção retráctil, removendo-a por completo da vista quando não está em uso - mas compreendo que a complexidade mecânica acrescida (e outros efeitos secundários) pudessem não o justificar face à solução mais simples que está a utilizar.
Sem comentários:
Enviar um comentário