Quando se pensava já ter visto de tudo, eis que nos chega um Doom jogável num PDF.
Já vimos jogos improváveis serem recriados em coisas como o Excel - ou até o Doom no Notepad - mas a ideia de ter o Doom a correr dentro de um PDF mais depressa pareceria uma brincadeira de 1 de Abril. Só que, não é o caso: o Doom em versão PDF é mesmo real.
Bem, ao estilo de outros Doom criativos, a criação deste Doom PDF (GitHub, ficheiro PDF) torna-se possível graças à possibilidade de execução de código Javascript dentro do visualizadores de PDF usados pelos browsers baseados em Chromium, como o Chrome, Edge, Brave, e outros. Como se poderá imaginar, existem várias limitações: a imagem é recriada usando texto (ao estilo das velhas impressões de imagens em ASCII); não temos cores; não há som; e apenas é possível fazer um movimento de cada vez (nada de tentar correr e mover para o lado e disparar ao mesmo tempo).
O jogo corre a uns reduzidos 13 fps, o que até acaba por ser vantajoso, para melhor se poder apreciar esta "obra de arte" que contribui para expandir a mística do Doom ao longo dos anos e das diversas gerações.
Sem comentários:
Enviar um comentário