2025/01/16

New Glenn faz primeiro voo com sucesso - mas sem aterrar

Depois de muito tempo de espera, o New Glenn da Blue Origin fez finalmente o seu primeiro voo, marcando uma nova etapa na empresa aeroespacial de Jeff Bezos.

O New Glenn é a grande aposta da Blue Origin para se poder tornar numa alternativa à SpaceX, e começa por dar um sinal positivo para o futuro com um lançamento bem sucedido no envio de uma carga para a órbita terrestre.

Mas nem tudo correu bem. Nos momentos iniciais temia-se que as coisas pudessem correr mal, o arranque foi mais "lento" do que o habitual, demorando longos segundos após a ignição dos motores para o foguete superar a torre de lançamento e atingir uma velocidade "de foguete". O processo de fazer pousar o booster de lançamento numa plataforma marítima também não foi conseguido, com a empresa a dizer que perdeu o foguete durante a fase de regresso - mas nada que se possa considerar anormal, já que se sabia que iria ser praticamente impossível fazer com que isso fosse conseguido logo na primeira tentativa (recorde-se que a SpaceX já conseguiu fazer a sua primeira aterragem bem sucedida depois de 19 tentativas).


Com o New Gleen a ter mostrado o que vale, resta esperar para ver se a Blue Origin conseguirá acelerar todo o seu processo de forma a recuperar do atraso face à SpaceX que, só em 2024, fez 138 lançamentos - uma média de mais de 11 lançamentos por mês! - e acelera a grande velocidade nos testes da sua imponente Starship, com o próximo voo de teste a ser esperado para os próximos dias.

1 comentário:

  1. Os primeiros voos das empresas são sempre os mais stressantes, a percepção que tenho é que estas maravilhas tecnológicas são tão complexas que nunca estão a 100% quando chegam ao launchpad, quanto mais informação se recolhe melhor perspetiva se tem das margens que as redundâncias permitem.

    É uma decisão empírica de engenharia e avaliação de risco dar o GO/NO-GO.

    ResponderEliminar