2025/02/08

Como fazer um relógio difrigente

Este curioso relógio tira partido da difracção da luz para criar os números a partir de um vidro sem qualquer elemento visível.

A luz tem particularidades curiosas (basta relembrar a experiência das duas fendas), mas mesmo para quem não quiser mergulhar no mundo da física, será difícil ficar indiferente a este curioso e original relógio difrigente.

Tirando partido de pequenas alterações na espessura de um vidro, praticamente imperceptíveis a olho nu, mas que provocam interferências que podem gerar todo o tipo de imagens luminosas complexas. Neste caso, é usado esse princípio para fazer com que, de um vidro aparentemente normal, sejam projectados os números de um relógio.


Além de ser adequado para todos os que se interesssam por relógios incomuns, arrisco-me a dizer que também poderia tornar-se num projecto interessante para apresentar como um trabalho de física na escola. No mínimo, poderia servir como um interessante elemento de demonstração para uma aula em que se falasse sobre o comportamento da luz.

Sem comentários:

Enviar um comentário