Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini-leitor MP3 BT.
Google lança Gemini 2.0 actualizado
Num fenómeno que se começa a tornar quase rotineiro - e demonstrando o quanto nenhuma empresa com produtos AI quer ficar atrás das outras - também a Google apressou-se a lançar a sua mais recente geração de modelos, com capacidade de raciocínio.Estes novos Gemini 2.0 incluem o Gemini 2.0 Flash Thinking, o Gemini 2.0 Pro, e o Gemini 2.0 Flash-Lite, este último sendo ligeiramente menos capaz, mas apresentando um custo de utilização bastante mais atractivo que os demais. Ficam disponíveis no Gemini na web, app, API, e através do Google AI Studio e Vertex AI.
Resgates de ransomware caíram 35% em 2024
Apesar dos ataques de ransomware continuarem a ser uma praga da qual não nos conseguimos livrar, em 2024 o volume de resgates pagos foi de "apenas" $813M - um valor astronómico mas que fica 35% abaixo do recorde de $1.25B pago em 2023.Ainda assim, fica demonstrado que esta é uma actividade imensamente lucrativa, e que - tal como o spam, fraudes telefónicas, e outras - enquanto der dinheiro, haverá quem se dedique a estas práticas criminosas.
OpenAI lança remodelação visual
Não tendo novidades sobre AI para hoje (não que não tenha feito overdose de lançamentos nos últimos dias), a OpenAI aproveita para fazer um pequeno retoque de imagem.A OpenAI passa a usar um tipo de letra criado por si - o OpenAI Sans - com o qual espera unificar a sua "marca", em vez de usar toda uma série de tipos de letra consoante se usava o serviço no browser ou nas apps.
Esperando tornar a marca "OpenAI" e "ChatGPT" em nomes comuns do dia a dia, diz também que irá abrir a sua loja de merchandising, inicialmente criada apenas para os funcionários, ao público em geral.
UE prepara taxas para compras low-cost vindas da China
A UE está preocupada com o aumento constante da vaga de produtos de baixo custo vindos da China, de lojas como a Temu, Shein e AliExpress, e prepara novas formas de dissuasão - leia-se: mais controlo e taxas aplicadas nas encomendas vindas da China.Facilmente se pode antever no que estas medidas irão resultar, ao estilo do que já aconteceu no passado, com estas empresas a recorrerem a centro de distribuição na UE, para dizerem que são envios feitos a partir da Europa - tal como alguns fabricantes de automóveis chineses se preparam para fazer para evitar as taxas, passando a fazer a montagem final dos seus automóveis em fábricas "abandonadas" pelos fabricantes europeus.
Curtas do dia
- Microsoft Build 2025 de 19 a 22 de Maio
- China ameaça investigação sobre App Store da Apple e as comissões cobradas
- Sonos prepara uma box de streaming estilo Apple TV - irá custar entre $200 e $400
- Microsoft capta três investigadores do Google DeepMind - dois deles criaram a parte áudio do NotebookLM
Resumo da madrugada
- Tablet Teclast T65 Max a €264
- Amazon Redshift melhora segurança
- Apple inicia produção dos chips M5
- Carregador Anker 200 W GaN 6 portas a €65
- OmniHuman cria vídeos "deepfake" realistas
- App Convites Apple facilita planeamento de eventos
- Galaxy S25 Ultra mantém carregador wireless do S Pen
- Painéis solares em condomínios em risco de pagar IMI
- Robots ágeis replicam Cristiano Ronaldo e outros atletas
- Carros eléctricos postos à prova em tempo de viagem de 1000 km no Inverno
Curiosidade do dia: A UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) foi desenvolvida para substituir a BIOS (Basic Input/Output System) existente nos PCs. Começou por ser criada pela Intel na década de 90, mas na década seguinte foi cedida ao Unified EFI Forum, que tem gerido o seu desenvolvimento desde então.
Sem comentários:
Enviar um comentário