Painéis solares em condomínios em risco de pagar IMI; Galaxy S25 Ultra mantém carregador wireless do S Pen; OmniHuman cria vídeos "deepfake" realistas; robots ágeis replicam Cristiano Ronaldo e outros atletas; e carros eléctricos postos à prova em tempo de viagem de 1000 km no Inverno.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini-leitor MP3 BT.
Google lança Gemini 2.0 actualizado
Num fenómeno que se começa a tornar quase rotineiro - e demonstrando o quanto nenhuma empresa com produtos AI quer ficar atrás das outras - também a Google apressou-se a lançar a sua mais recente geração de modelos, com capacidade de raciocínio.Estes novos Gemini 2.0 incluem o Gemini 2.0 Flash Thinking, o Gemini 2.0 Pro, e o Gemini 2.0 Flash-Lite, este último sendo ligeiramente menos capaz, mas apresentando um custo de utilização bastante mais atractivo que os demais. Ficam disponíveis no Gemini na web, app, API, e através do Google AI Studio e Vertex AI.
Resgates de ransomware caíram 35% em 2024
Apesar dos ataques de ransomware continuarem a ser uma praga da qual não nos conseguimos livrar, em 2024 o volume de resgates pagos foi de "apenas" $813M - um valor astronómico mas que fica 35% abaixo do recorde de $1.25B pago em 2023.Ainda assim, fica demonstrado que esta é uma actividade imensamente lucrativa, e que - tal como o spam, fraudes telefónicas, e outras - enquanto der dinheiro, haverá quem se dedique a estas práticas criminosas.
OpenAI lança remodelação visual
Não tendo novidades sobre AI para hoje (não que não tenha feito overdose de lançamentos nos últimos dias), a OpenAI aproveita para fazer um pequeno retoque de imagem.A OpenAI passa a usar um tipo de letra criado por si - o OpenAI Sans - com o qual espera unificar a sua "marca", em vez de usar toda uma série de tipos de letra consoante se usava o serviço no browser ou nas apps.
Esperando tornar a marca "OpenAI" e "ChatGPT" em nomes comuns do dia a dia, diz também que irá abrir a sua loja de merchandising, inicialmente criada apenas para os funcionários, ao público em geral.
UE prepara taxas para compras low-cost vindas da China
A UE está preocupada com o aumento constante da vaga de produtos de baixo custo vindos da China, de lojas como a Temu, Shein e AliExpress, e prepara novas formas de dissuasão - leia-se: mais controlo e taxas aplicadas nas encomendas vindas da China.Facilmente se pode antever no que estas medidas irão resultar, ao estilo do que já aconteceu no passado, com estas empresas a recorrerem a centro de distribuição na UE, para dizerem que são envios feitos a partir da Europa - tal como alguns fabricantes de automóveis chineses se preparam para fazer para evitar as taxas, passando a fazer a montagem final dos seus automóveis em fábricas "abandonadas" pelos fabricantes europeus.
Curtas do dia
- Microsoft Build 2025 de 19 a 22 de Maio
- China ameaça investigação sobre App Store da Apple e as comissões cobradas
- Sonos prepara uma box de streaming estilo Apple TV - irá custar entre $200 e $400
- Microsoft capta três investigadores do Google DeepMind - dois deles criaram a parte áudio do NotebookLM
Resumo da madrugada
- Tablet Teclast T65 Max a €264
- Amazon Redshift melhora segurança
- Apple inicia produção dos chips M5
- Carregador Anker 200 W GaN 6 portas a €65
- OmniHuman cria vídeos "deepfake" realistas
- App Convites Apple facilita planeamento de eventos
- Galaxy S25 Ultra mantém carregador wireless do S Pen
- Painéis solares em condomínios em risco de pagar IMI
- Robots ágeis replicam Cristiano Ronaldo e outros atletas
- Carros eléctricos postos à prova em tempo de viagem de 1000 km no Inverno
Curiosidade do dia: A UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) foi desenvolvida para substituir a BIOS (Basic Input/Output System) existente nos PCs. Começou por ser criada pela Intel na década de 90, mas na década seguinte foi cedida ao Unified EFI Forum, que tem gerido o seu desenvolvimento desde então.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)