2025/11/26

Moderação AI do YouTube cancela canais injustamente

O YouTube continua a ser acusado de usar sistemas de moderação AI que cancelam canais por motivos absurdos, deixando os YouTubers em desespero.

O YouTube é responsável pela ascenção de milhares e milhares de criadores que conquistaram popularidade mundial, mas é também uma enorme fonte de frustração para muitas pessoas que dedicaram anos da sua via a fazer crescer um canal, e que o vêem desaparecer de um dia para o outro, por motivos desconhecidos ou, nalguns casos com explicação surreal.

Num dos casos mais recentes, um YouTuber que viu o o seu canal terminado há quase um ano, conseguiu finalmente recuperar a sua conta e perceber o motivo. O sistema do YouTube tinha dado como justificação a de que ele tinha tentado "contornar" uma proibição anterior, que ele não percebia como poderia ser o caso. Afinal, veio a descobrir-se que o sistema do YouTube o associou a uma conta que ele tinha criado quando tinha 13 anos - e agora, uma década mais tarde! - decidiu que o seu novo canal ainda merecia ser penalizado por isso.
Felizmente, neste caso a coisa ficou resolvida - como sempre, apenas somente de ter começado a dar que falar nas redes sociais. Mas, são muitos os criadores que não têm a mesma sorte e continuam a ter que lutar.


Um deles, totalmente frustrado, até se dedicou a tentar demonstrar como o sistema de moderação e suporte do YouTube é totalmente automatizado e sem dar forma de se chegar a uma pessoa real.
No fundo, acaba por ser essa a principal crítica. O sistema de moderação AI do YouTube tem estado a tomar opções bastante discutíveis - ao ponto de cancelar canais com tutoriais e outros conteúdos que não se percebe porque poderiam ser motivo para terminar um canal - e não há qualquer forma fácil ou directa de recorrer destes erros para uma pessoa humana. A maioria dos recursos é igualmente tratada pelo sistema AI, que se limita a repetir o motivo idiota que foi inicialmente usado.

Há quem argumente que isto viola o DSA europeu, que obriga as plataformas digitais a revelar as provas e os motivos para cancelamento de uma conta, e disponibilizar um processo de recurso "adequado".
Infelizmente, é um dos lados negros da presença digital. Não importa quantos anos se tenha trabalhado para fazer crescer um projecto, fica-se totalmente sujeito a que tudo isso possa desaparecer de um momento para o outro, quer devido a alterações de política (como o encerramento de serviços), quer devido a novas ferramentas AI que assumem a tarefa de moderar os conteúdos e podem achar as justificações mais disparatadas para o fazer - sem que passem por um aval final de um moderador humano que pudesse rapidamente identificar essas idiotices e as evitasse antes de prejudicar as pessoas afectadas.


Actualização: Os encerramentos injustos continuam.

Sem comentários:

Enviar um comentário