Um número crescente de especialistas em reparação de veículos eléctricos está a pôr em causa os packs de baterias Tesla feito na China. Oficinas independentes que se dedicam à reparação das baterias dos Tesla Model 3 e Model Y relatam que as células LG NCM811 produzidas em Nanjing apresentam taxas de falha muito superiores às células fabricadas nos EUA (Panasonic) e Europa (LG Chem, Samsung SDI).
Segundo as informações, mais de 90% dos packs da LG que receberam não permitem reparação ao nível das células. Em vez de uma falha isolada, encontram módulos inteiros com degradação generalizada, com muitas células a apresentar resistência interna extremamente elevada - frequentemente 15 células acima dos 100 mΩ e a maioria das restantes acima dos 50 mΩ. Nestes casos, substituir apenas algumas células não garante fiabilidade, já que as restantes células fragilizadas irão começar a falhar progressivamente no futuro. Para comparação, os packs da Panasonic normalmente registam falhas numa única célula por volta dos 250.000 km, permitindo a sua reparação. As células Panasonic exibem cerca de 10 mΩ quando saudáveis, e só atingem os 28 mΩ quando estão efectivamente no fim de vida, o mesmo valor que as células LG apresentam quando estão novas.
Isto pode ajudar a explicar porque motivo a China tem optado principalmente pelas baterias LFP, mas que, no formato "Blade", fazem com que as reparações sejam praticamente impossíveis - sendo que a sua efectiva longevidade e fiabilidade terá que ser analisada por outros métodos.Media hype around “Made in China” battery systems being the “best” has never been confirmed in real-world practice.
— EV Clinic (@evclinic) November 29, 2025
We are raising serious concerns about Tesla Model 3/Y LG NCM811 battery packs (LGES Nanjing), which show extremely high failure rates and a noticeably shorter… pic.twitter.com/PHi83UCixl
Fica o "alerta" dado. Enquanto um condutor com um Tesla com pack de bateria da Panasonic poderá esperar circular pelo menos 400 mil km antes de começar a ter problemas com a bateria, quem tiver um com baterias LG feitas na China poderá arriscar-se a lidar com problemas logo aos 250 mil km.
Para referência, em Portugal, a Tesla oferece uma garantia de bateria de 8 anos ou 240.000 km, consoante o que ocorrer primeiro, assegurando um mínimo de 70% de retenção da capacidade da bateria durante o período da garantia. Uma garantia que não dá propriamente grande descanso se, como referido acima, algumas baterias estiverem "condenadas" a falhar aos 250 mil km.

Sem comentários:
Enviar um comentário