A Google dá mais um passo no sentido de popularizar o uso de agentes AI com o novo Google Workspace Studio.
Os "Agentes" AI vão ser algo que se começará a tornar cada vez mais comum, e a Google dá uma ajuda com o Workspace Studio. O Google Workspace Studio é uma nova ferramenta de automação que permite criar e partilhar agentes AI baseados no Gemini em serviços como o Gmail, Drive, e Chat. Antes conhecido como Workspace Flows, o sistema segue uma lógica de "se isto acontecer, faz aquilo", que agora é ampliada exponencialmente pela capacidade de raciocínio multimodal do Gemini 3, o que possibilita fluxos de trabalho muito mais avançados que as automações tradicionais.
Com o Workspace Studio, os utilizadores podem criar agentes em minutos, sem qualquer conhecimento de programação tradicional. Um atalho no canto superior direito das apps Workspace abre o painel do Studio, onde é possível explorar sugestões, gerir agentes, ou ver a actividade recente. Graças à compreensão contextual do Gemini, estes agentes conseguem realizar tarefas como análise de sentimentos, geração de conteúdos, notificações inteligentes, e atribuição de prioridades, tudo através de instruções em linguagem natural.
Criar um agente é tão simples como descrever o que se quer, ao estilo "Se um email tiver uma pergunta, marca-o como 'Responder' e avisa-me no Chat". O Gemini trata do resto, identificando emails com perguntas, extraindo informações relevantes, e executando as acções entre apps e serviços. Cada agente é composto por Starters (gatilhos), Steps (acções) e Variables (dados dinâmicos, como o remetente ou o conteúdo extraído). As automações podem também ser partilhadas com equipas, tal como qualquer ficheiro do Drive.
A Google disponibiliza vários exemplos, como classificar emails prioritários, extrair e resumir pontos importantes de uma reunião, ou responder automaticamente a reclamações emails de clientes.
Depois de um período de testes alpha o Workspace Studio passa a estar disponível de forma geral e será lançado nas próximas semanas para contas Business, Enterprise e Education.

Sem comentários:
Enviar um comentário