A Netflix volta a dar um passo para trás, agora impedindo que os clientes façam cast dos smartphones para TVs.
A Netflix removeu, sem qualquer pré-aviso, a opção de fazer cast da app móvel para a maioria das TVs e dispositivos de streaming, deixando os clientes surpreendidos. Nas últimas semanas, vários utilizadores notaram o desaparecimento do botão Cast, e a empresa acabou por confirmar a alteração na sua página de apoio. A mudança afecta dispositivos populares como o Chromecast com Google TV e o Google TV Streamer, independentemente do plano de subscrição, do mais barato (com publicidade) ao plano mais caro.
Segundo a Netflix, o cast deixou de ser suportado em TVs ou dispositivos que incluam o seu próprio comando, recomendando que os utilizadores acedam à app Netflix directamente nos próprios dispositivos (TVs, boxes, etc.) A Netflix diz que a decisão pretende "melhorar a experiência do cliente", embora seja discutível se a remoção de opções existentes, limitando a forma como os clientes podem usar o serviço, será uma "melhoria".
Esta actualização também elimina a antiga excepção que permitia fazer cast nos modelos mais recentes de Chromecast com Google TV para quem usava o plano Standard com anúncios. A Netflix clarificou que o cast a partir do telemóvel já não funciona na maioria dos dispositivos modernos, mesmo nos planos pagos sem publicidade. A única alternativa que resta são os Chromecasts mais antigos, sem comando, e TVs que ainda suportem Google Cast nativamente. Mesmo assim, há limitações: os planos mais baratos com anúncios não permitem cast, enquanto os planos sem publicidade continuam a funcionar nestes dispositivos mais antigos.
Parece que a velha máxima do "enshitification" se mantém, e que os serviços estão condenados a seguir um rumo de evolução que, depois de terem atingido um auge de popularidade e apreço dos utilizadores, parecem mais interessados em tornar o serviço cada vez pior e pior.

Sem comentários:
Enviar um comentário