O X cortou o acesso à conta de publicidade da Comissão Europeia um dia depois de ser multada em 120 milhões de euros por violar o Digital Services Act (DSA). Esta foi a primeira penalização aplicada ao abrigo da nova lei, e Elon Musk reagiu da forma habitual, dizendo que a decisão "é uma treta".
Para justificar esta suspensão, Nikita Bier, responsável de produto do X, acusou a Comissão de explorar um formato de publicação reservado a publicidade para ampliar o alcance do comunicado sobre a multa. Segundo Bier, a Comissão não usava a conta desde 2021, mas divulgou o anúncio utilizando um link que "parecia um vídeo" para atrair mais atenção - uma justificação algo estranha, uma vez que a publicação incluía efectivamente um vídeo.Bullshit
— Elon Musk (@elonmusk) December 5, 2025
O que é certo é que este gesto, justificado ou não, dificilmente ajudará a manter relações "diplomáticas" cordiais entre o X e a UE - muito pelo contrário. O relógio está agora em contagem decrescente para o X, que apesar de poder recorrer da decisão, continua responsável pela elevada multa e tem 60 dias para dar resposta às questões indicadas pela UE.The irony of your announcement:
— Nikita Bier (@nikitabier) December 6, 2025
You logged into your dormant ad account to take advantage of an exploit in our Ad Composer — to post a link that deceives users into thinking it’s a video and to artificially increase its reach.
As you may be aware, X believes everyone should… https://t.co/ziuhUOimOT

Sem comentários:
Enviar um comentário